Secretaria de Agricultura de Cabrobó destaca estado de alerta com o volume na Barragem Senador Nilo Coelho

0
(Foto: Reprodução/ RV Grande Rio)

Durante entrevista concedida a Rádio Grande Rio FM Cabrobó, nesta quinta-feira (26), o Secretário De Agricultura do Cabrobó-PE, Glênio Rodrigues fez uma alerta sobre o aumento no volume da Barragem Senador Nilo Coelho.

Segundo a secretário, o reservatório que vem sendo monitorado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, está entre as Barragens que podem romper casa atinjam determinado nível de água. Diante do quadro as autoridades de Cabrobó e Terra Nova devem ficar em estado de alerta para acionar os protocolos do Plano De Contingência.

“A barragem vem seno monitorada pelo Governo do Estado, ela está na classificação de risco. Inclusive foi feito o pedido que os municípios de Cabrobó e Terra Nova fizessem um Plano de Contingência de evacuação de pessoas. O que pedimos nesse momento é que as pessoas comecem a ficar em alerta, porque falta menos de 1,20 milímetros para verter e a partir do momento ai ela oferece risco. Como está ganhando volume rapidamente, nas últimas 24 horas ela aumentou significativamente seu volume, então as autoridades começam a se preocupar e começam a ficar em alerta” explicou.

Ainda segundo Glênio Rodrigues, um rompimento do reservatório atingiram parte da Zona Urbana de Terra Nova, bem como localidades na Zona Rural de Cabrobó

De acordo com o monitoramento da Seinfra, atualmente a barragem Senador Nilo Coelho está com 65,954% de sua capacidade. O Plano de Contingência seria acionado caso o reservatório atinja 100,6 m, ou seja, 70 cm para o vertimento. Nesse caso haveria tempo para uma evacuação das áreas de risco.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a previsão para os próximos 3 dias é de chuvas fortes a moderadas, nos Sertões Central e do São Francisco.