Sobradinho: Bolsonaro exalta energia solar e critica governadores que ‘querem dividir’ o Nordeste

0
(foto: Karine Paixão/Nossa Voz)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) passou a manhã desta segunda-feira (05) em Sobradinho-BA para inaugurar a Usina Solar Flutuante instalada no Reservatório. A solenidade contou com a presença do ministros de Minas e Energia, do Desenvolvimento Regional, de deputados federais e estaduais, do senador e líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, além do prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti.

O senador Fernando Bezerra Coelho destacou que o projeto significa energia renovável e água para a população. E também a possibilidade de ampliação da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco.

Na mesma linha, o presidente leu um trecho da canção ‘Chuva de Honestidade’, composta pelo cantor Flávio Leandro e destacou que é através do sol que a região pode se destacar na geração de energia limpa. “A ironia do destino: esse sol escaldante, esse calor abundante é vão gerar energia, através de planos pilotos como o da nossa querida Chesf para que motores funcionem e irriguem o nosso Sertão de verdade”.

Bolsonaro ainda destacou o novo acordo do Mercosul com a União Europeia e prometeu incentivar a fruticultura será incentivada em outros estado, mas salientou que isso não vai provocar uma concorrência interna com o Vale do São Francisco, já que o acordo vai zerar o Import Duty e ampliar a fatia de mercado. Além disso, O presidente destacou que a produção de energia solar experimentada no Brasil também é exemplo para todo o mundo.

Ao final do discurso, Jair Bolsonaro voltou a lembrar que o sogro nasceu no município Crateús, no Ceará e alfinetou os governadores nordestinos que, segundo ele, promovem discursos separatistas. “Minha filha tem em suas veias sangue de ‘cabra da peste’, porque o meu sogro é de Crateús, Ceará. E essa ‘políticalha’ de nos dividir como se o Nordeste fosse propriedade de alguns poucos governadores, isso não pode e não florescerá entre nós. Nós somos um só povo, uma só raça e uma só gente. E, para quem é cristão, um só Deus. Respeitamos a todos, o que nós queremos é fazer o Brasil grande, colocá-lo no lugar de destaque que ele merece”, afirmou o presidente.