O Banco do Brasil lançou, nesta quinta-feira (7/4), linhas de crédito destinadas a transportadores autônomos e produtores rurais. O evento aconteceu em Brasília e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de ministros de Estado.
No caso do programa para caminhoneiros correntistas do Banco do Brasil, o crédito consistirá em uma parceria do banco com as empresas transportadoras conveniadas. O processo poderá ser solicitado por meio do aplicativo do BB para celular ou BB Digital PJ.
A linha permitirá aos caminhoneiros:
- fretes com pagamento programado para os próximos 120 dias;
- taxas de juros a partir de 1,79% ao mês conforme perfil do cliente; e
- convênio com a Transportadora/Embarcadora PJ;
Produtores rurais
Na ocasião, o banco também lançou a Cédula de Produto Rural, modalidade de crédito que possibilitará a monetização da área de posse do produtor que estiver preservada, tendo como lastro para a emissão do financiamento a vegetação nativa do imóvel rural.
Os valores financiáveis vão depender do bioma de localização do estabelecimento rural, para saber se o mesmo possibilitará a geração. Se encaixarão as área de reserva legal, áreas de preservação permanente e áreas excedentes de preservação.
Para o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, a Cédula de Produto Rural Preservação criará “possibilidades para que investidores externos possam aportar recursos em nosso país com o objetivo de apoiar a preservação de nossa fauna e flora”.
Na prática, a propriedade do produtor rural que desejar aderir à Cédula de Produto Rural passará por uma certificação externa pela Global Certification System, a partir de Relatório de Auditoria de Sustentabilidade emitido por uma consutoria ambiental.
(Metrópole)