Os bebês que nascem no Centro de Parto Normal (CPN), em Petrolina, já saem da unidade com o mais importante documento de um cidadão: a certidão de nascimento. Uma sala de registro civil interligada ao cartório instalado dentro da unidade assegura, as mães e os pais, essa certificação de registro gratuito, sem precisar se deslocar para outros pontos da cidade.
O serviço de emissão de registro civil do CPN funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h. O processo é rápido e simples, os pais podem fazer o registro ainda com a mãe internada, também podem voltar para fazer posteriormente caso não estejam com a documentação necessária ou o pai esteja ausente por algum motivo.
De acordo a assistente administrativa do setor de Registro Civil, Amanda Araújo, ao dar entrada no hospital, ainda no setor de admissão, a mãe recebe as primeiras orientações sobre a emissão da certidão, a importância e documentação necessária para o registro. “Assim que os pais dão entrada da unidade, entramos em contato para entender a situação de cada família e informar qual a documentação necessária. Após receber os documentos coloco as informações em um sistema desenvolvido para o CPN, que está atrelado ao cartório sede, tudo é analisado pelo cartório e é liberado após trinta minutos. Os pais saem da unidade com a primeira via de registro de nascimento em mãos que é emitida gratuitamente”, explica.
Centro de Parto Normal
O CPN atende mulheres com gravidez de baixo risco e conta com um ambiente aconchegante, espaços decorados, banheira, bancos adaptados, sala de deambulação (local para passeio das gestantes), cinco salas de parto, ambiente de cuidados ao recém-nascido, vacinação, sala de registro e setor administrativo. O Centro de Parto Normal fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário (HU), no centro da cidade.
(Ascom PMP)