Muitos consumidores petrolinenses já estão se preparando para aproveitar as promoções da ‘Black Friday’, mas diante de tanta propaganda, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) faz um alerta para evitar enganações. Apesar da data ter se tornado uma boa oportunidade para a população, o Prodecon destaca que os consumidores devem pesquisar e verificar as condições de pagamento disponibilizadas.
O diretor presidente do órgão ligado à prefeitura, Dhiego Serra, lembra que a primeira dica para quem está pensando em comprar algo é pesquisar, desde já, os preços dos produtos em diferentes lojas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço. “O consumidor deve ter muita atenção aos detalhes das ofertas. Uma fraude muito comum neste período é de aumentar o valor alguns dias antes e no dia da campanha promocional baixar o valor para justificar um grande desconto que na verdade não existe”, disse.
Quem é adepto das compras virtuais também deve ficar de olho aberto à clonagem de sites, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Neste caso, os fraudadores podem capturar os dados do cartão de crédito, e outros dados para realizar falsas compras. O consumidor também deve ter muita atenção nas compras realizadas pelo Instagram, uma vez que, os perfis falsos podem aparecer na sua rede social.
Confira as dicas:
Nas compras pela internet, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta integralmente. Outra dica importante é, em caso de erro por parte do fornecedor, o consumidor pode pedir a troca depois da compra.
Ainda de acordo com o Prodecon, o preço promocional não anula os direitos do consumidor: acerca da garantia legal, ou seja, fazer a devolução do produto com defeito, por exemplo, permanece mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito ou a ressarcir o valor pago. As informações sobre preço, prazo e entregas devem estar em destaque e o consumidor tem que ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento.
Qualquer consumidor que se sinta lesado pode fazer sua reclamação junto ao Prodecon. Para isso, basta procurar o órgão no térreo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar uma denúncia é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número: 3861-3066. (Com informações: Ascom PMP)