Uma blitz educativa foi realizada na manhã desta quinta-feira (26) na rotatória do Monumento a Bíblia, no Distrito Industrial, em Petrolina, voltada para motociclistas que utilizam aplicativos de transporte. A ação, promovida pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) em parceria com a Polícia Militar, atendeu a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco e teve como objetivo conscientizar os condutores sobre a obrigatoriedade de regularização para exercer atividades remuneradas.
O gerente de Educação de Trânsito da AMMPLA, Gilmar Barros, explicou que a legislação exige que motociclistas que realizam serviços remunerados, como motofrete e moto aplicativos, tenham a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Recebemos uma recomendação do Ministério Público para realizar campanhas educativas voltadas a esses condutores. Hoje abordamos 113 motociclistas e constatamos que apenas 10% deles possuem a autorização necessária para o exercício da atividade remunerada,” afirmou Gilmar.
Segundo Barros, a blitz foi exclusivamente educativa. Caso fosse uma fiscalização comum, condutores em situação irregular poderiam ser notificados, e os veículos removidos. “Estamos priorizando a orientação para que, futuramente, os motociclistas possam se regularizar. Nossa missão é primeiro informar, depois cobrar”, destacou.
A Prefeitura de Petrolina, em conjunto com a AMMPLA, está promovendo condições para que os condutores se ajustem às normas. Novas blitzes educativas estão previstas ainda para esta semana.
Ao avaliar as ações educativas de 2024, Gilmar Barros enfatizou o alcance das campanhas realizadas pela AMMPLA: “Visitamos empresas, escolas, creches e promovemos ações em parceria com o 2º BIESP. Nosso objetivo é levar educação de trânsito à população de Petrolina.”
Para 2025, o gerente destacou que a AMMPLA pretende intensificar as ações educativas e reforçar a conscientização para garantir um trânsito mais seguro.
A blitz reforça o compromisso das autoridades locais com a segurança e a regularização dos serviços prestados no município, buscando melhorar as condições de trabalho e segurança no trânsito para todos.