Chegada da Superintendência da Caixa em Petrolina garante mais uma agência e patrocínio para Philarmônica 21 de Setembro

0
(foto: Jonas Santos/PMP)

Nesta sexta-feira (22), foi inaugurada em Petrolina a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal. A solenidade contou com a presença do presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães, do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), pelos deputados Fernando Filho (Federal – DEM) e Antônio Coelho (Estadual – DEM), além do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB).

Representantes de outros municípios que agora passarão a ser atendidos pela unidade, como os prefeitos Cabrobó, Marcílio Cavalcanti e de Lagoa Grande, Vilmar Capellaro também prestigiaram a inauguração. Agora, 38 cidades sertanejas vão utilizar a Superintendência de Petrolina e não terão mais que se dirigir à unidade de Caruaru.

Durante a solenidade, o deputado Fernando Filho destacou a ousadia do petrolinense. “Petrolina se transformou nesse polo que é, lá no final dos anos 70, porque a força política conseguiu trazer pra ela os órgãos federais”.

Em seguida, o senador Fernando Bezerra Coelho elogiou a gestão do atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães que readequou o quadro e ampliou o alcance da Caixa em todo o Brasil. “Eu sei que a ordem dada pelo ministro Paulo Guedes foi de enxugar. E quando você veio aqui em Petrolina, ainda no primeiro semestre, e você viu a realidade da nossa cidade, da nossa região. E quando eu lhe pedi que analisasse a possibilidade da instalação da superintendência aqui em Petrolina, você se animou, você de fato foi contra a maré. Porque você tinha que fechar superintendências e gerencias.”, pontuou FBC, que pediu aos vereadores de Petrolina Aero Cruz, Osório Siqueira e Ronaldo Cancão que façam o reconhecimento do trabalho de Pedro Guimarães a Petrolina, concedendo a ele a honraria do Título de Cidadão Petrolinense.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho destacou que a aproximação de Pedro Guimarães com o sertão pernambucano proporcionou o incentivo inédito da Caixa na fruticultura irrigada. “A Caixa não participava de nenhum crédito agrícola no semiárido nordestino. Ele saiu com essa demanda debaixo do braço. Logo depois você volta aqui, na companhia do presidente (Jair Bolsonaro) e você já volta com a notícia de que no segunda semestre, a Caixa estaria entrando no mercado pra financiar tanto o custeio, quanto investimento para a produção de uva e manga do Vale do São Francisco como hoje é realidade”, lembrou o gestor municipal.

Visivelmente emocionado, o presidente da Caixa comentou sobre a verdadeira vocação do banco, que é atender a todos os brasileiros, em especial aqueles de baixa renda. “Eu sou flamenguista. A piscina do Flamengo tem o nome do meu pai (in memoriam). E logo que eu cheguei no governo, a primeira coisa que fiz foi acabar com patrocínio de todos os clubes, em especial do Flamengo. Porque? Ano passado a Caixa gastou R$ 1,100 bilhão em patrocínio e publicidade. Este ano autorizei R$ 7 milhões. Então, a Caixa não deve ser um banco do Flamengo. Deve ser o banco das pessoas carentes”, justificou Pedro Guimarães.

Novidades
Durante a solenidade duas novidade foram divulgadas. A primeira é que Petrolina ganhará uma nova agência da Caixa na área central do município. E a segunda é que, a partir de 2020, a Philarmônica 21 de Setembro será patrocinada pela Caixa.