Petrolina: Com sintomas da Covid-19, mulher pede teste para o irmão; Secretaria de Saúde responde

0

Preocupada com a saúde da família, Cláudia Miranda Ribeiro, moradora da Agrovila Massangano, fez um apelo nesta quarta-feira (15), ao Nossa Voz. Ela, que faz quimioterapia, solicita a realização de um teste rápido do coronavírus para seu irmão, Welton Miranda Ribeiro, de 41 anos, que é hipertenso. Ele mora com os pais, que são idosos. Assim, todos fazem parte do grupo de risco.

“Meu irmão já tem quase oito dias com dor de garganta e febre. Ele começou com esses sintomas na última sexta-feira (10), mas fiquei sabendo que a Secretaria de Saúde não faz teste durante esse período, só depois de 10 dias”, disse.

De acordo com Cláudia, Welton deu entrada na Unidade de Saúde da Tapera na sexta. O irmão foi orientado pelos profissionais de saúde a manter o isolamento social.

Em nota encaminhada à redação do Nossa Voz, a Secretaria de Saúde informa.

“Para fazer o teste rápido da prefeitura é preciso que a pessoa seja notificada pela Secretaria. Para isso, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo. Se a pessoa tiver plano de saúde, os hospitais particulares também estão orientados a fazerem essa notificação e encaminhar para Secretaria de Saúde. Em caso de dúvidas, realizar uma teleorientação pelo site petrolina.tisaude.com ou ligar para o 87 98841-0800. Lembrando que o teste rápido só pode ser realizado após o décimo dia de sintomas gripais, conforme recomenda o Ministério da Saúde, para evitar falsos resultados negativos. O teste é realizado em casa”, diz a nota.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)