Covid-19: Secretário de Ressocialização garante que situação do Presídio de Petrolina está controlada

0

No Nossa Voz desta sexta-feira (26), o secretário executivo de Ressocialização de Pernambuco (Seres), Cícero Rodrigues, falou sobre a contaminação pelo novo coronavírus na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina. Segundo o gestor da Seres, até o momento, 45 detentos foram positivados para a doença.

“Nós estávamos preparados para fazer testagens. Mas, com a parceira da Secretaria de Saúde de Petrolina recebemos 1.400 testes. E a partir daí a gente iniciou as testagens”, relatou Rodrigues. De acordo com o secretário, dos 45 positivados, 11 estão clinicamente curados e os demais foram transferidos para um pavilhão específico sem sintomas graves.

Além disso, foram reforçadas medidas sanitárias para evitar a proliferação da doença. O gestor garantiu ainda que a situação está controlada com a adoção de medidas como “acompanhamento médico, higienização dos pavilhões, entrega de máscaras, (…) rodas de conversas. O que nós orientamos em todas as unidades prisionais tem sido feito em Petrolina”, destacou.

Agentes

Além dos detentos, o secretário informou que os agentes penitenciários também estão sendo testados. Dentre 71 testes, até o momento, 12 funcionários foram positivados. ‘Nós estamos acompanhando todos. Nossa prioridade é que esses agentes fiquem bem”, informou.

Cadeia feminina

Já na Cadeia Pública de Petrolina, segundo o secretário de Ressocialização, não há casos de Covid-19. “Nos realizamos a testagem nas reeducandas e nenhum caso foi confirmado”, assegurou Cícero.

Liberação de presos e visitas íntimas

O gestor da Seres ainda pontuou que alguns presos foram liberados por causa da Covid-19 no Estado, mas, não soube precisar o quantitativo. No entanto, Rodrigues destacou que só pode solicitar prisão domiciliar por causa da pandemia quem tem sintomas graves e quem está em regime semi-aberto. Também é indispensável a comprovação da doença.

Sobre as visitas íntimas, razão de uma manifestação no Presídio de Santa Maria da Boa Vista no início de junho, Cícero Rodrigues pontuou que elas seguem suspensas até 31 de julho. O secretário ainda salientou que essa é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça.