Dona de autoescola detalha protocolos e novo normal da atividade em Petrolina

0
(Foto: Reprodução)

As auto-escolas de Pernambuco se organizam para o retorno das aulas de direção. Em Petrolina, o novo normal inicialmente assustou alguns proprietários dos Centros de Formação de Condutores (CFC), mas a adaptação já foi realizada. É o que relatou Iracema Magalhães, em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (10).

De acordo com a empresária, as aulas remotas para ensino teórico, autorizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito, acabou sendo uma vantagem para a sua clientela. “As aulas teóricas online foram positivas, temos muitos alunos universitários e com a interrupção das atividades nas faculdades, eles viajaram. E puderam ter acesso as aulas remotas. Teve gente assistindo aula em Xique Xique, Triunfo. A questão do benefício foi isso, os alunos que estavam fora da cidade, (…) puderam concluir. Eles economizam financeiramente fazendo a parte teórica à distância, sem precisar gastar com o retorno”, relatou.

Além disso, segundo o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (Sindcfc-PE), atualmente, 52.285 candidatos estavam com o processo da primeira habilitação em andamento no Estado, antes das medidas de contenção do coronavírus.

“Passamos em media 90 dias sem funcionar, depois mais 15 dias, quando Petrolina teve o novo fechamento do comércio. Financeiramente, sofremos impacto como qualquer empreendedor”, destacou Iracema.

A proprietária de CFC reforça ainda que, para realização da parte prática do curso de formação do condutor, uma série de protocolos precisam ser respeitados. “Instrutores e alunos devem usar máscara. Existe a recomendação para o uso de luvas mas não é obrigatório. Além disso, ao final de cada aula haverá a higienização do veículo. E antes de permitir a entrada na autoescola é necessário medir a temperatura de todos”.

Laudo

Através da deliberação nº 185/2020, o Contran ampliou em seis meses a validade do laudo para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação. A medida possibilita a conversão do vencimento de forma automática. “Tive uma aluna que o laudo venceu dia 17 de julho. Ela estava acompanhando as aulas remotas e automaticamente o Denatran renovou por seis meses”, exemplificou Iracema.

Por fim, ela pede que, mesmo com a ampliação de prazo, as pessoas busquem as autoescolas o mais rápido possível. “Mesmo com o período de seis meses é importante não adiar porque com essa pandemia todos os processos atrasaram. Imagine que se a gente tinha turma de aula prática pra março, esse pessoal está fazendo agora. Quem teve os seis meses de prazo ampliado precisa procurar a autoescola para entrar no cronograma”, reforçou.