“É preocupante a conexão de Juazeiro com Petrolina”, diz cientista sobre coronavírus

0
(Foto: Reprodução)

A reabertura gradual do comércio de Juazeiro teve inicio nesta segunda-feira (1°), a medida foi tomada pelo gestor da cidade Paulo Bomfim. Essa modalidade vai funcionar em três etapas, e as demais fases da liberação serão nos dias 15 e 30 de junho.

O médico e cientista Miguel Nicolelis, que é membro do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, recomendou uma análise cautelosa aos gestores das cidades baianas que querem reabrir o comércio, em meio à pandemia do coronavírus.

A principal preocupação do cientista é que a reabertura do comércio leve mais pessoas para as ruas, diminuindo o isolamento social, que é a principal forma de contenção do contágio.

O médico fez uma projeção de balanço entre as duas cidades com relação ao número de casos da Covid-19.

“Juazeiro, com a sua conexão com Petrolina, também é uma preocupação. Eu tenho algumas projeções. Juazeiro teve um aumento de 23 casos em 14 dias, um aumento de 191%. Então isso entra na nossa categoria de monitoração mais próxima, porque um aumento nessa magnitude é significativo”, destacou o cientista.

O cientista pondera que, para que as medidas de restrição funcionem, é preciso que a população entenda a necessidade do isolamento social.