Grande Rio FM promoveu último debate entre candidatos a prefeito de Petrolina antes do pleito municipal

0
Foto: Sérgio Santana / Grande Rio FM

A Grande Rio FM promoveu, na manhã desta quinta-feira (12) , o debate entre os candidatos a prefeito de Petrolina. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento aconteceu na Câmara de Vereadores Plínio Amorim, respeitando todos os protocolos sanitários.

Os postulantes Deomiro Santos (PV); Dr. Marcos Heridijânio (PSOL); Gabriel Menezes (PSL); Júlio Lóssio Filho (PSD) e Odacy Amorim (PT). O candidato à reeleição, Miguel Coelho (MDB) não participou do debate, o que gerou muitas críticas por parte dos demais candidatos.

O confronto de ideias foi dividido em blocos, com perguntas realizadas pela Produção do programa Nossa Voz, perguntas entre os candidatos com temas pré definidos, temas livres, além de perguntas dos ouvintes.

Dentre os temas mais recorrentes, saúde, emprego, transporte público, ações nas áreas rurais, saneamento e políticas para a juventude foram as mais discutidas. Os candidatos apresentaram propostas para a cidade de Petrolina nos próximos quatro anos.

Nas considerações finais, Odacy Amorim (PT) afirmou que estava confiante sobre um segundo turno em Petrolina e que queria “retomar a missão de ser prefeito para fazer grandes obras como o teleférico de Petrolina, shopping a céu aberto, restaurantes populares nas áreas irrigadas e saneamento de qualidade na cidade”.

Marcos Heridijânio (PSOL) usou o tempo para pedir uma oportunidade de voto para prefeito, pensando no futuro dos cidadãos petrolinenses que, segundo ele, precisam de esperança e melhores condições de vida. O candidato falou ainda da importância de votar nos vereadores do seu partido.

Já Deomiro Santos (PV) declarou que os petrolinenses puderam ver novas opções de voto e que por isso o prefeito Miguel Coelho, candidato à reeleição não irá ganhar no primeiro turno. Aproveitou ainda para destacar que, caso eleito, irá cuidar das estradas através de patrulha rural, investir no esporte e na cultura, incentivar o turismo e investir nos bairros periféricos da cidade.

Gabriel Menezes (PSL) afirmou que foi o único candidato que não realizou campanha de rua para proteger as pessoas diante da situação de pandemia em que estamos vivendo, mas que através da presença nos debates na Tv, no rádio e nas redes sociais conseguiu levar suas propostas para a cidade. Menezes agradeceu ainda pela confiança depositada nele durante os quase quatro anos em que está vereador em Petrolina.

Júlio Lóssio Filho (PSD) direcionou suas considerações para elencar as propostas discutidas durante o debate, como a reabertura de Unidades do Nova Semente, abertura de novas AMES, construção de 10 AMES 24 horas, vacinação universal, cursos de qualificação e transporte público de qualidade. Afirmou que irá governar cuidando das pessoas e do progresso nos “quatro cantos da cidade”.

A diretora do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos avaliou o debate final como a “sensação de dever cumprido”. “Nós temos um compromisso e um dever com a comunidade, e o Sistema realizou seis debates em diversas cidades de Pernambuco, por entender que temos que ratificar a verdade, uma vez que hoje a desinformação pode deixar um processo eleitoral conturbado, então, com a nossa credibilidade e profissionalismo , conseguimos contribuir com a democracia. Tivemos um grande desafio por conta da pandemia, fazendo uma estrutura diferenciada que garantisse a segurança sanitária de todos e o formato de lives para que a população pudesse ouvir e ver os confrontos de ideias. Portanto, a sensação é de dever cumprido”, finalizou.