Samba de Véio da Ilha do Massangano foi aprovado como Patrimônio Histórico-Cultural do município de Petrolina

0
(Foto: Jornalista/ Pablo Luan)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina, desta terça-feira (28), foram aprovados 08 projetos de lei. O primeiro deles foi o da vereadora Cristina Costa, teve dois projetos autorais aprovados que dispõe sobre a obrigatoriedade de limpeza, capina e manejo da arborização nos CMEI’S e escolas municipais de ensino da cidade, e que dispõe sobre a vacinação contra a Hepatite “A”, Hepatite “B” e antitetânica a todos os funcionários que trabalham diretamente na coleta e resíduos sólidos.

(Foto: Reprodução/ Youtube)

Outros dois foram de autoria da vereadora Maria Elena, que declara o Samba de Véio da Ilha do Massangano, como Patrimônio Histórico-Cultural do município de Petrolina.

(Foto: Jornalista/ Pablo Luan)

O Samba do Véio tem características bastante particulares e uma história centenária, cujo principal enredo é a vida simples e aprazível dos moradores da Ilha do Massangano em Petrolina.

Há mais de cem anos, um grupo de amigos da Ilha do Massangano, em Petrolina, se reúne para tocar o samba. O encontro tomou tamanha proporção com o passar dos anos que hoje é considerado uma das ricas representações da cultura popular brasileira. O nome Samba de Véio remete ao grupo de tocadores e dançarinos, os mais velhos da Ilha.

Outros projetos

Será instituído também, o dia Municipal do protetor de animais, a matéria de autoria de Gaturiano Cigano, que teve aprovação da casa.

Um Programa de Atendimento Especializado do Idoso nos hospitais e unidades de pronto atendimento e dispõe sobre a criação de clínica especializada para atendimento ao idoso, também foi aceita.

Ronaldo Sousa também sugeriu denominar prédio público o Teatro Municipal Professor Simão Durand e a via pública que divide os bairros Pedro Raimundo e Vale do Grande Rio em Rua Maria Salete de Figueiredo.

Um outro projeto do executivo também foi aprovado, que dispõe sobre a criação de cargos e funções no âmbito da administração pública municipal e dá outras providências.

Todos esses projetos, foram aprovados de 18 votos a 0.