Juazeiro: Profissionais do SAMU denunciam precariedade nas condições de trabalho; veja vídeo

0
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Nesta segunda-feira (20), vídeos do atual prédio do SAMU de Juazeiro começaram a circular nas redes sociais, mostrando a precariedade da estrutura da unidade de saúde. A atual situação tem levado os profissionais a reivindicar melhores condições de trabalho, com protesto marcado para às 16h30 de hoje.

Foto: Reprodução/WhatsApp

Estrutura precária

As imagens mostram vazamentos de água pelo chão, baratas e mofo pelas paredes. De acordo com os funcionários, a água vem da antiga sala de regulação – onde ficavam alocadas as pessoas que atendem as ligações de urgência. Atualmente, esse espaço está funcionando em um lugar improvisado, onde não há piso. Os profissionais também alertam para uma parte do teto, que está com risco de desabamento, além de diversas rachaduras em toda a estrutura do prédio.

Além disso, a filmagem também mostra bueiros destampados dentro da unidade, bem como placas envelhecidas e muita sujeira pelo chão e paredes.

Imagem: Reprodução/WhatsApp

Reivindicações

A produção do blog Nossa Voz teve acesso a um documento enviado pelo SAMU de Juazeiro a diversos órgãos, entre eles o Ministério Público da Bahia, em novembro de 2018. O ofício, já naquela época, alertava para diversas irregularidades no local, assim como redução de verbas estaduais e federais. De acordo com o documento, os repasses não davam suporte ao quantitativo mínimo necessário para o funcionamento da unidade regional. Dessa forma, os funcionários reivindicam não só melhorias na estrutura do local de trabalho, como também na equipe técnica.

Os profissionais chamam atenção para o agravamento desses problemas durante a fase da pandemia e agendam protesto para a a tarde hoje às 16h30, no pátio do SAMU.