Moradores do João Deus ainda esperam por pavimentação em pontos críticos do bairro

0
Ruas com pontos baixos no bairro João Deus em Petrolina, causam transtornos à população.(Foto: Karine Paixão/ Nossa Voz)

Com algumas ruas sem pavimentação, os moradores do bairro João de Deus em Petrolina, ainda sofrem com algumas complicações. Nos pontos mais baixos, quando a rede de esgoto estoura, as vias ficam tomadas de água suja. É o caso da Rua 17 do bairro. O programa Nossa Voz atendeu hoje (16) os clamores do moradores e foi conferir de perto o problema.

Segundo relatos da comunidade, as Ruas 17, 18 e 19 são as que apresentam mais complicações. Quando o estoura, a água suja invade as residência e quando chove, é a água que entra. Além dessas vidas, as Ruas 15 e 21 também sofrem com esse problema.

Antônia Pereira, moradora há mais de dez anos relatou. “Minha casa entra água, sujeira da rua quando os esgotos estouram, a rua 17 fica uma imundice só, a rua fica toda alagada sem acesso até para transitar”, afirmou.

Moradoras que fazem tratamento contra o câncer, também são reféns dessa incomoda situação. Ana Patricia no bairro João de Deus há 18 anos falou dessa situação. “Traz preocupação, tem dias que minha casa fica inundada de água. Eu que faço tratamento contra o câncer não consigo me alimentar e a imunidade fica logo baixa. Peço um calçamento da rua para ficar melhor pra gente, os estouramentos são diários, é obrigada a gente abrir uma valeta para escoar tudo, a gente nem consegue usar o banheiro. A gente chama a Compesa, ela vem, mas a situação sempre se repete”, conta.

A moradora Núbia Pereira, da Rua 17, também relata alguns transtornos que vivencia no bairro. “Derrubei até o banheiro. Estou sem porque o local enchia de bichos. Derrubei porque se entupir nas outras ruas, os moradores abrem valeta para descer e vem parar na 17. A gente espera um jeito aqui, a gente já sofre de mais e ninguém aguenta mais não”, reclama.

Maria do Rosário conta que o filho chegou a adoecer por causa dos esgotos estourados. “Ele que pegou uma bactéria aqui por conta dessa fedentina. Aqui é um caso sério, complicado até demais”.

O presidente do bairro, Carlos Enfermeiro destacou que a prefeitura, tem conhecimento dessa situação. E que, no ano passado, no período chuvoso, ficou claro que ruas do João de Deus são mais prejudicadas. “Pedimos que olhem para essas Ruas 17, 18 e 19. A população merece”.

A produção do Nossa Voz entrou em contato com a Compesa e prefeitura de Petrolina para saber quando serão solucionadas essas situações pontuais.

Em nota a Compesa informou que tomou conhecimento sobre os extravasamentos de esgoto nas Ruas 17,18 e 19, no João de Deus, pelo Nossa Voz, já que não havia qualquer registro sobre a situação. E lembrou que esse tipo de situação deve ser informada através do telefone: 0800 081 0185.

No entanto, uma equipe da companhia deve ser enviada ao local nesta quinta-feira(17) para a realização do diagnóstico. Se comprovado ponto de obstrução na rede coletora de esgoto, a companhia adotará as providências necessárias.

O Nossa Voz ainda aguarda as respostas da prefeitura de Petrolina.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)