A vazão do volume de água em Sobradinho teve um aumento de 2.900 m3/s nesta quinta-feira (05). Esse é um dos fatores preponderantes que serve de alerta para que a população ribeirinha, não transforme momentos de diversão e lazer em tragédia.
Nesta sexta-feira (06), o tenente-coronel, Tarcísio Ribeiro do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro, em entrevista ao Nossa Voz fez um alerta à população sobre o nível elevado do Rio São Francisco com relação aos riscos de afogamentos. De acordo com Ribeiro, o número de afogamentos dobraram nesse período.
“Se os rios em condições normais já registram afogamento, não mensal, mas sempre acontece afogamento, com essas cheias que está trazendo anormalidades para o Vale São Francisco, isso se torna ainda mais perigoso. A gente alerta toda comunidade para que tomem cuidado com relação ao acesso ao Rio São Francisco. Estamos em período de chuvas durante a semana, os finais de semana o clima esquenta, desde modo a população procura as ilhas para tomar banho, e é neste cenário que o número desse tipo de acidente dobrou aqui na nossa área”, alertou Tarcísio.
Dicas de segurança
Não se deslocar ao rio e ilhas nesse período de chuvas, caso isso aconteça ter total reconhecimento da área; não ingerir bebidas alcoólicas; caso faça prática de caiaque o uso do colete salva-vidas é essencial em todo o percurso, vale ressaltar a observação de todos os itens de segurança.
Campanha solidária
Com o objetivo de arrecadar alimentos e outros itens básicos para ajudar famílias afetadas com as fortes chuvas em Juazeiro (BA) e outras cidades que tiveram situação de emergência declarada pelo Governo do Estado nesta semana, o Corpo de Bombeiros lançou uma campanha solidária e solicita doações à população.
Os interessados podem contribuir com colchões, cobertores, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal. Segundo o tenente-coronel, esses materiais serão doados para famílias de várias cidades.
Em Juazeiro, as doações poderão ser feitas no quartel do 9° GBM, localizado na BA-210, vizinho ao SESI ou ainda na sala do setor de atividades técnicas dos Bombeiros no térreo do Juá Garden shopping da cidade.
Já em Senhor do Bonfim, a população pode deixar os materiais no quartel dos Bombeiros, localizado no bairro Derba.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)