Sobradinho reduz nesta quinta (26), sexta e sábado volume de água da Barragem

0
(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (24) a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), informou que a operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS apresentou a necessidade de reduzir as defluências da Barragem de Sobradinho. Segundo a Companhia, o Sistema Interligado Nacional – SIN é necessário para uma otimização e operação desse setor, como também a manutenção de volume de espera no reservatório de Itaparica.

Portanto, a Chesf realizará nesta quinta-feira (26), sexta (27) e no sábado (28) a defluência média diária da Usina Hidrelétrica gradativamente da faixa de 2.600 m³/s para 1.700 m³/s. A defluência da bacia de Xingó permanece na faixa de 2.300 m³/s podendo ser elevada para 2.900 m³/s.

Confira cronograma

  • Nesta quinta-feira (26) a defluência fica 2.300 m³/s
  • Já na sexta-feira (27) a defluência será de 2.000 m³/s
  • No sábado (28) a defluência média do Lago de Sobradinho é de 1.700 m³/s

Atenção:

Em virtude de alguns questionamentos feitos nesta segunda-feira (23), no Programa Nossa Voz, e a circulação de um áudio em grupos de whatsapp sobre a notícia de que a barragem de Sobradinho (BA) corria risco de rompimento, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) divulgou uma nota afirmando que o reservatório de Sobradinho mantém a normalidade e que as notícias veiculadas são fake news. [Lembre aqui]

(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)