Violência doméstica: Petrolina registra 05 casos desde o início do mês

0
(Foto: Ilustração)

Nas primeiras semanas do mês de julho, após mais de três meses de isolamento social causado pela Covid-19, ficou clara a relação entre a quarentena e o aumento da violência doméstica. Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) mostram que, em março e abril deste ano, início da quarentena, foram registrados 5.664 crimes praticados contra mulheres em domicílios pernambucanos.

Em Petrolina, o cenário, infelizmente, não é diferente. Nos primeiros doze dias do mês, cinco mulheres sofreram agressões domesticas, provocadas pelos seus companheiros. Engrossando este triste número.

Confira os casos:

No sábado (04), por volta das 20h10, policiais do 5º BPM receberem informação de que um homem estaria agredindo sua companheira com uma arma branca no bairro Vale do Grande Rio, em Petrolina. Após buscas o agressor que já tinha ficha criminal por furtos de celulares foi preso.

Já na noite do domingo (05), no bairro São Joaquim, em Petrolina uma mulher havia sido agredida desta vez pelo vizinho. De acordo com a Polícia, uma mulher com uma faca em punho estava tentando esfaquear um indivíduo, ameaçando ele e sua esposa de morte, momento em que o policiamento desarmou e conteve a agressora.

Na segunda-feira (06), por volta das 20h30, no Residencial Monsenhor Bernardino, em Petrolina, policias realizaram uma prisão por violência doméstica. Segundo a PM, o homem havia ferido a sua parceira com uma tesoura de jardinagem que foi apreendida no local.

Outro crime aconteceu na quarta-feira (08), por volta das 13h40, no bairro Jardim Maravilha, em Petrolina. Conforme informações policiais, uma mulher foi agredida com socos na cabeça, costas e abdômen por seu companheiro.

A onda de crimes foi até sexta-feira (10), por volta das 21h20, no bairro Vila Vitória, em Petrolina. Informações policias dão conta que o ex-marido tentava agredir a mulher, sendo impedido por populares, após o acusado ter quebrado o aparelho celular da vítima e insistido que queria dormir com ela contra a sua vontade.

Como denunciar

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas, desde 2005.

O objetivo da central é receber denúncias de violência, além disso reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário. Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a Rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha

A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. (Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)