O Brasil é o segundo país mais afetado no mundo com o roubo de cartões de pagamento, indicou uma pesquisa feita pela NordVPN.
Os dados apontam que mais de 600 mil cartões de pagamento foram comprometidos em todo o mundo, e tiveram suas informações vendidas na dark web. Do total, mais de 39 mil foram roubados do Brasil.
A dark web consiste em redes anônimas que necessitam de programas especiais para serem acessadas e que abrigam uma série de sites que disponibilizam dados extraviados de outras fontes.
De acordo com a pesquisa, o país com maior frequência de roubo de informações de cartões de pagamento é os Estados Unidos.
Veja o top 5:
- Estados Unidos: 73.001 cartões com informações roubadas;
- Brasil: 39.334 cartões com informações roubadas;
- Índia: 35.285 cartões com informações roubadas;
- México: 26.680 cartões com informações roubadas;
- Argentina: 25.283 cartões com informações roubadas.
Como acontecem os roubos de dados?
Segundo a NordVPN, o processo de roubo de dados começa com a instalação de um malware — um tipo de software malicioso, projetado para explorar vulnerabilidades em redes e dispositivos.
Essa instalação pode acontecer de diversas formas, como:
- E-mails de phishing, em que golpistas enviam a mensagem com o intuito de enganar a vítima para conseguir informações confidenciais;
- Downloads de softwares infectados;
- Acesso a sites maliciosos, entre outros.
“Essas ferramentas maliciosas podem ter origem em várias fontes, incluindo arquivos infectados de mensagens de spam”, explicou a gerente geral da NordVPN no Brasil, Maria Eduarda Melo.
Fonte: G1