O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.473 óbitos por coronavírus, além de 30.925 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Ao todo, são 34.021 mortes e 614.941 casos confirmados no país até agora.
Com isso, o país registrou mais de uma morte por minuto nas últimas 24 horas. O Brasil passou a Itália em número de mortes acumuladas devido ao coronavírus -o país europeu registrava 33.689 óbitos pela doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
Esta quinta-feira (4) foi o segundo dia seguido com recorde no número de mortes. Na quarta-feira (3), foram registradas 1.349 óbitos em um período de 24 h. Foi também o segundo dia seguido com atraso na divulgação dos números -marcada para 19h, ela só aconteceu às 22h.
As mudanças na divulgação dos dados começaram ainda na gestão do ex-ministro Nelson Teich e se intensificaram sob a gestão do ministro interino, o general Eduardo Pazuello.
Antes diárias, as coletivas de imprensa passaram a ocorrer em dias intercalados, e sem análise dos números atuais. A pasta também passou a destaque ao número de recuperados da Covid-19 em plataformas próprias, em detrimento do total de mortes. O total real de casos e mortes, porém, tende a ser ainda maior, devido a subnotificação e ocorrência de casos ainda à espera de análise. (Fonte: Folha de Pernambuco)