Com primeira parada no Brasil programada para o Recife, a VC-2 deve chegar à Brasília, seu destino final, por volta das 23h30. A aeronave da Presidência da República decolou do Cairo às 11h51 (hora local; 6h51 de Brasília), segundou confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB).
Os brasileiros cruzaram a fronteira entre Gaza e Egito pelo Portal de Rafah na manhã de domingo (12). A lista original possuía 34 nomes, mas duas pessoas desistiram da repatriação e permaneceram no enclave palestino, segundo o Itamaraty.
O voo faz parte da Operação Voltando em Paz, que já trouxe ao Brasil outros nove voos. Com esse décimo, o total de repatriados chegará a 1.477 cidadãos, além de 53 pets.
Os repatriados somam 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana.
Antes de chegar ao Brasil pelo Recife, a aeronave fará uma parada técnica em Las Palmas, na Espanha.
“Chegamos ao Egito com apoio do governo federal. Muito obrigado, presidente Lula”, anunciou Hasan Rabee, palestino com cidadania brasileira de 30 anos, que ficou conhecido nacionalmente após começar a usar as redes sociais para denunciar a guerra e relatar a situação daqueles que desejavam voltar ao Brasil.
O grupo enfrentou uma viagem de entre seis e sete horas até a capital do país, Cairo, onde chegou ao redor das 19h (horário de Brasília) e passou a noite em um hotel. Antes, fizeram uma parada para almoço na cidade de el-Arish, de onde Rabee postou um vídeo mostrando as crianças brincando na praia — no grupo, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
Fonte: O Globo