Butantan entrega 10 milhões de doses, mas não atinge meta

0
(Foto: Reprodução/ Instituto Butantan)
(Foto: Reprodução/ Instituto Butantan)
(Foto: Reprodução/ Instituto Butantan)
(Foto: Reprodução/ Instituto Butantan)

O Instituto Butantan, do governo paulista, enviou nesta segunda-feira ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) mais 10 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra a Covid-19. O lote é a maior entrega diária feita com o imunizante desenvolvido na China.

Com isso, o Butantan chega a 92,8 milhões de unidades entregues, no total. A meta de repassar ao PNI todas as 100 milhões de doses contratadas em agosto não será cumprida. O instituto ainda reprograma os últimos envios, que devem ser finalizados no começo de setembro.

“Nós estamos reprogramando as entregas em virtude de dois fatos”, afirmou o diretor do IB, Dimas Covas. “O primeiro fato foi a própria manifestação do Ministério [da Saúde], que excluiu a vacina como sendo a vacina para a terceira dose. Então, isso muda um pouco a programação”.

O gestor acrescentou que o instituto formaliza outros contratos a serem atendidos, com “outros estados, outros países”. Em dezembro, o órgão pretende inciar a produção da vacina com Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) desenvolvido no país.