Cabrobó: Prefeito Galego de Nanai faz balanço de primeiros meses de governo

0

O Programa Nossa Voz desta quinta-feira (6) recebeu o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai. O gestor fez um balanço dos primeiros meses à frente do Executivo da cidade.

Pandemia

Galego destacou que a cidade tem tido dificuldades de manter os custos operacionais da pandemia da Covid -19 no município, uma vez que o município não recebe os repasses referentes à doença há três meses, nem na esfera federal, nem na estadual. “Nós estamos vendo um panorama no país onde o mês de abril foi o pior em termos de pandemia e temos tido uma dificuldades de manter os custos operacionais para gerir a máquina pública, pois não recebemos repasses relativos à Covid nos últimos três meses. Na regional, somente Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista não receberam. Tivemos, em março o dobro de custo com oxigênio, em abril o dobro do custo com combustível para realizar transferências de pacientes… Estamos correndo atrás do Governo Federal para resolvermos essas questões relativas ao repasse”, explica.

Com relação à vacinação, Galego de Nanai informou que a cidade está com uma média de vacinação acima das médias nacional e estadual. “Já vacinamos cerca de 20% da população, como temos comunidades tradicionais de quilombolas e indígenas, conseguimos avançar acima do patamar nacional e estadual”, disse. Já sobre a vacinação de professores, o gestor afirmou que as sobras de vacinas serão destinadas aos profissionais da educação.

Educação

A retomada das aulas presenciais em Cabrobó no mês de abril foi possível após uma consulta pública feita junto à população. Questionado por uma ouvinte sobre a entrega de kits alimentares, afirmando que este ano nenhum foi entregue, o prefeito explicou o trâmite. “Pretendemos iniciar a entrega dos kits na próxima semana, a licitação foi finalizada, pois, para justificar a compra aos órgãos de controle e fiscalização, era necessário que o ano letivo tivesse iniciado. Como teve início no mês de abril, agora poderemos entregar os kits que sabemos que auxiliam muitas famílias neste momento difícil.

Infraestrutura

O gestor enumerou os avanços na área de infraestrutura do município, afirmando que o saneamento básico tem sido a prioridade da gestão nestes primeiros meses de governo. “Iniciamos um grande trabalho de saneamento básico nas comunidades que não possuem, trabalhando no mínimo existencial para garantir a dignidade da população, de dentro pra fora, já realizamos a vistoria de diversos esgotos antigos e conseguimos recuperar grande parte. Já iniciamos tapa-buracos em vias danificadas e demos ordem de serviço para calçamento de cinco ruas a iniciar agora no mês de maio. Num segundo momento vamos dar seguimento ao melhoramento estético da cidade”, frisou.

Finanças

Cabrobó foi um dos únicos municípios de Pernambuco a disponibilizar, ao empreendedor, um aporte financeiro durante o momento da pandemia. A ação, já aprovada pela Câmara Municipal, foi criticada por algumas pessoas que avaliaram que o auxílio deveriam ir para os mais carentes. “As famílias carentes, felizmente, recebe benefícios do Governo Federal, então, nos sensibilizamos com o empreendedor que foi, sem dúvida, um dos mais sacrificados pelas medidas sanitárias que são, obviamente, necessárias, mas difíceis para a economia, então, nos preocupamos com os feirantes, comerciantes e demais empreendedores”, explanou.

Administração e Política

Galego de Nanai afirmou que pretende fazer uma reforma adminsitrativa, porém, o período de pandemia não permite que seja realizado agora. “Pretendemos fazer uma reforma administrativa que deve ficar para o ano que vem. Queremos colocar um departamento de tecnologia e inovação, no sentido de modernizar a gestão municipal, os processos, diminuir o papel e investir em tecnologias que auxiliem a população.

Questionado sobre os rumos da política em 2022 e as escolhas para deputados estaduais e federais e governador, Galego de Nanai brincou que “há votos para todo mundo”. “Eu já tenho meus candidatos a deputado estadual e federal, sei que irei angariar um número de votos, mas nada impede que outros candidatos, que inclusive colocam emendas em Cabrobó, busquem apoios. Já em relação a governador, ainda é muito prematuro, uma vez que só há ainda especulações em torno de nomes”, finalizou.