Cabrobó registra primeira morte atribuída à COVID-19

0
Mulher que realizava tratamento em Recife é a primeira vítima do coronavírus atribuída a cidade. (Foto: Mário Souza/ NV GRFM)

Uma paciente contaminada com coronavírus em Recife é a primeira morte de cabroboense com Covid-19. A confirmação foi registrada pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde como o primeiro caso de contaminação pelo Coronavírus atribuída à Cabrobó, uma mulher de 59 anos, faleceu nesta sexta-feira (16), na capital pernambucana.

Apesar de que para as estatísticas, determina-se o óbito como o primeiro registro de morte por Covid-19 em Cabrobó, a secretária de Saúde, Ocineide Torres explicou que a paciente estava a mais de 40 dias em Recife onde realizava tratamento contra um câncer e acabou se contaminando no hospital devido a baixa imunidade. Por decisão da família, o corpo foi cremado em solenidade realizada na capital pernambucana.

Morte Suspeita

Em nota a Secretaria de Saúde de Cabrobó, explicou que; “O resultado dos testes de uma mulher de 31 anos, atendida no Hospital Municipal com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que veio a óbito no último dia 11, apresentaram resultado como não detectável. Sendo assim a causa do óbito não foi por Covid-19. O prefeito Marcílio Cavalcante externou sentimento de profunda tristeza e que Deus console a família enlutada” conclui a nota.

A emissão desta nota foi uma exigência da família, que cobrou uma explicação das autoridades municipais diante do procedimento seguidos no sepultamento, sendo realizado de forma rápida e seguindo protocolos da OMS. Os familiares de C.G.N, entraram em contato com o Programa Nossa Voz Da Grande Rio FM e relataram os vários transtornos causados diante da suspeita da morte ter sido causada pelo coronavírus, o que segundo a família não se justificava.

Boletim

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Cabrobó, o município teve até agora 12 notificações de casos suspeitos do novo coronavírus, desses ,10 foram descartados, um foi confirmado, um está em investigação e foi registrado um óbito por Covid-19.