Convocada pelos deputados estaduais Luciano Duque (Solidariedade) e Doriel Barros (PT), foi realizada uma audiência pública que debateu, na manhã desta segunda-feira (23), os impactos ambientais dentro da Reserva Ambienta Tatu Bola, localizada entre os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A área compreende 110 mil hectares e tem sido um calo na sobrevivência da população que ficou inserida no Decreto do Governo do Estado de Pernambuco.
A vereadora Maria Elena de Alencar, acompanhada da vereadora Samara da Visão, e do vereador Elismar Gonçalves participaram representando a camara de vereadores de Petrolina. Durante as discussões foram unânimes em solicitar que o Governo do Estado, que tome providências para que as pessoas voltem a ter o direito de produzir e tirar seus sustentos da terra em que vivem, e diminuir os prejuízos que vem atingindo famílias nativas das comunidades que foram inseridas na Reserva Ambiental Tatu Bola.
Cerca de 3 mil famílias vivem na unidade de conservação e pedem a revogação do decreto N° 41.546, implantado em 2015, com o objetivo de preservar espécies endêmicas da região, a exemplo do Tatu Bola. Porém, a ação acabou impedindo que os agricultores que já utilizavam daquele espaço pudessem continuar produzindo com direitos e garantias do estado.
A vereadora Maria Elena Alencar disse que, além dos representantes da Câmara de vereadores de Petrolina, se fizeram presentes muitas outras pessoas como a Presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar de Petrolina, Isalia Damasceno, o seu irmão o empresário Carlos Alencar, o empresário do ramo de supermercados José Nunes, e em especial, e principalmente foram muitas mães e pais de famílias rurais, povos tradicionais e assentados.
Ressaltou que todas e todos estavam irmanados do mesmo sentimento: demonstrar as Deputadas e Deputados as agruras por que passam as famílias rurais, diretamente afetadas pelos efeitos do malfadado Decreto da Reserva Legal do Tatu Bola.
A vereadora acrescentou que o evento estava muito organizado, e contou com a presença de muitas autoridades como deputados federais e estaduais, lideranças sindicais e os prefeitos dos municípios que está sendo impactados, e todos com o intuito de sensibilizar a gestão da Governadora Raquel Lyra e dos seus Órgãos afins, como Secretaria do Meio Ambiente e CPRH, a agilizarem os estudos técnicos de forma que dê resolutividade ao tema.
Disse que, todos estavam confiantes de que será verificado a fragilidade e intempestividade ( pra não se dizer outra coisa) do malfadado Decreto. Disse ainda que, dado o requinte das justificativas, a justiça só se fará, pelas vias da revogação do Decreto, e que é o clamor em geral, e que, tudo aquilo será demonstrado nos altos do corpo técnico.
Ela parabenizou o deputado estadual Luciano Duque, pela disposição de levar aquela pauta lá do sofrido povo Sertanejo a luz da discursão na gloriosa ALEPE. Ressaltou que foi um momento muito rico, com presenças ilustres e bem representativas, de troca de informações,
longe de tendências ideológicas eleitoreiras e completamente perto e pautadas na vontade de se corrigir atropelos e injustiças.
No final ela saudou a todos e todas que como ela devem ter saído daquele importante ato mais esperançosos de um final coletivamente feliz.