Campanha contra importunação sexual no carnaval de Petrolina é lançada pela Secretaria Executiva da Mulher

0

A cidade de Petrolina se prepara para o carnaval com muita animação, mas também com um importante alerta: o combate à importunação sexual. A Secretaria Executiva da Mulher, liderada por Socorro Souza, lançou uma campanha de conscientização e apoio às mulheres durante o período festivo.

Em entrevista ao programa “Nossa Voz”, Socorro Souza destacou a importância da campanha e detalhou as ações planejadas para garantir um carnaval seguro e respeitoso. “O não é não. O carnaval, muita gente… ainda bem que não é a maioria. Ainda tem uma minoria que acha que pode tudo e não é assim. Não existe esse negócio de beijo roubado. Eu acho que tem que existir o respeito. Porque a pessoa está com a roupa mais à vontade, não é obrigado … não é achar que porque a mulher está à vontade, tem que estar pegando nas partes íntimas ou seja onde for, nas partes do corpo dela. Porque assim, a mulher ela tem o espaço dela em qualquer lugar, não tem esse negócio”, afirmou.

A secretária reforçou que a importunação sexual é crime e explicou que o apoio estará disponível durante os dias de festa: “Eu estarei com a campanha, a gente vai ter as cartilhas, vai ter tatuagem, vamos ter os leques e a mulher que se sentir importunada, ela pode procurar tanto a patrulha da mulher, como qualquer agente de segurança que esteja presente na Guarda Municipal também”.

Além da campanha de carnaval, a Secretaria Executiva da Mulher já se organiza para a Semana da Mulher, que acontecerá na primeira semana de março. “Eu tenho a missão. Daqui a um ano, o resultado do meu trabalho, ele não vai aparecer em eventos grandes, ele não vai aparecer em palestras, vai aparecer nos números. E aí a gente tem que reduzir os números”, declarou Socorro Souza, evidenciando a preocupação com os altos índices de violência contra a mulher na região.

Segundo a secretária, em 2024 foram registradas 2.840 queixas na Delegacia da Mulher (DEAM), sendo que dos seis casos de feminicídio, quatro ocorreram no interior. Para enfrentar esse cenário, Socorro pretende realizar palestras em escolas, empresas e, se possível, igrejas. “A violência, ela tá em qualquer lugar, não distingue lugar não”, reforçou.

Durante o carnaval, a Secretaria também promoverá o “Bloquinho do Social”, um bloco de inclusão que promete levar diversão e conscientização aos foliões. “Estaremos lá para começar a festa a partir de hoje. E não é não. Não podemos fazer aquilo que não é permitido no carnaval, principalmente a violência contra a mulher. Eu estou lá para defendê-las”, finalizou a secretária.

A campanha de combate à importunação sexual no carnaval de Petrolina reforça a importância do respeito e da segurança para todas as mulheres, incentivando denúncias e promovendo um ambiente de alegria e proteção durante as festividades.