Campanha “Desacelere. Seu bem maior é a vida” mobiliza Juazeiro pela segurança no trânsito

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e a TV São Francisco, deu início nesta quinta-feira (18) à Semana Nacional do Trânsito.

A campanha, que acontece de 18 a 25 de setembro, traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida” e tem como objetivo reduzir sinistros, evitar mortes e ferimentos no trânsito, reforçando a importância da participação de cada cidadão no respeito às leis e à sinalização viária.

Além de orientar motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres, a campanha busca estimular mudanças de comportamento, mostrando que atitudes mais humanas e responsáveis contribuem para tornar o trânsito mais seguro.

“Iniciamos hoje a Semana Nacional do Trânsito com o propósito de mostrar às pessoas a necessidade de respeitar a legislação. Muitos acidentes acontecem justamente pelo descumprimento das regras”, explicou João Carlos de Souza, supervisor do Núcleo de Educação para o Trânsito da AMTT.

Ao longo da próxima semana serão realizadas diversas ações, como palestras, blitzes educativas e atividades lúdicas voltadas à conscientização da população, reforçando a segurança nas vias da cidade. A abertura oficial ocorreu com uma blitz educativa no bairro Santo Antônio.

A enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Juazeiro, Millena Valynnea Lemos, destacou a importância da campanha também para a saúde do trabalhador. “Essa parceria entre a Secretaria de Saúde e a AMTT fortalece os cuidados com a saúde do trabalhador. Muitos não sabem que, em caso de acidente no trajeto de ida ou volta do trabalho, o trabalhador tem direito a assistência especializada no Cerest. Nossa missão é orientar sobre esses direitos, mas também reforçar a importância de respeitar as leis e os limites de velocidade, porque o grande objetivo é evitar acidentes e preservar vidas”, destacou.

___

Texto: Ascom/PMJ