Candidato ao Senado, Guilherme Coelho amplia bandeira de luta e busca transformação social em Pernambuco

0

Empatia, disposição para ouvir a população e para conhecer as diversas realidades presentes no Estado. Esses são os predicados que norteiam a caminhada do candidato a senador, Guilherme Coelho. Integrante de uma família que ultrapassou os conceitos da assistência social e avançou com obras estruturadoras no Sertão, ele aponta para o desenvolvimento dos setores produtivos para a promoção do emprego e transformação social, sem esquecer da urgência na ampliação da oferta de água para os pernambucanos. Em entrevista ao Nossa Voz desta sexta-feira (05) ele relatou que essas metas são estabelecidas ao lado da candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, com quem demonstra ter um bom entrosamento. 

“Todos os pernambucanos vão ouvir todos os candidatos e fazer as avaliações, mas ela é muito humana. Ela gosta e usa muito a expresão cuidar, ela tem muita sensibilidade e eu penso que os governos e seus governantes precisam agora mesmo é de cuidar das pessoas. Cuidar para que as pessoas não fiquem demorando muito para entrar no ônibus para se locomover, lutar para as pessoas não ficarem em filas esperando entrar num posto ou um centro de saúde e não ter os remédios e não ter um médico. É cuidar das pessoas para que as crianças tenham creches e alimentação, para que os professores, as salas de aula, as merendas sejam de boa qualidade. É isso que eu chamo de cuidar das pessoas e Raquel Lyra tem esse perfil”. 

Relembrando o convite para a disputa ao senado, feito durante a Missa do Vaqueiro de Serrtita, Coelho aponta para a integração das regiões através desta chapa majoritária. “Meu nome surgiu para que a gente possa ter representação em todo o estado. Então ficaria Priscila representando a região metropolitana, Raquel representando o agreste e Guilherme representa o sertão. Tenho andado bastante por aqui e estou feliz porque tenho recebido muitas mensagens de apoio, de incentivo. O senador tem um cargo muito alto. Para se ter noção, são 513 deputados e 81 senadores, então Petrolina, Guilherme, o Sertão ficam distinguidos com este convite”. 

Guilherme também reafirmou ao Nossa Voz o compromisso com o agro, com melhorias nas estradas, assistência tecnica, acesso a água, melhorias nos projetos de irrigação e a implantação do Canal do Sertão. “Eu visito muito o Araripe e vejo que ali falta água e quando falamos de água, não é apenas para a irrigação. Tem cidades aí que tem água uma vez por semana. Eu estou falando de água para beber, para que as pessoas tenham dignidade no conforto da sua casa”.

Ele ainda revelou que na agenda de ontem (04), ao andar pelo Vivendas com Glaucia Andrade, candidata a deputada federal e Lucinha Mota, candidata a deputada estadual,  suas lembranças do início da vida política foram reativadas, reforçando a crença de que o político precisa exercitar a empatia e ouvir a população para acertar no que ela precisa. “Aquela memória veio à mente porque elas estavam caminhando de casa em casa, na rua. Estavam com lideranças da comunidade e eu me lembrei, depois de trinta e tantos anos, essa minha caminhada. Na minha primeira eleição, eu quero dizer a Petrolina, que eu andei em todas as casas. E ontem eu via a importância do caminhar”, afirmou. 

Falando na dobradinha Glaucia-Lucinha, Guilherme Coelho não poupa os elogios as aliadas. “Gláucia é uma pessoa totalmente voltada para a área social, eu penso que está na hora de Petrolina, Pernambuco, ter pessoas que cuidam de pessoas e Gláucia como candidata a deputada federal está junto do Lucinha Mota que é uma pessoa que apareceu na minha vida e que tem me dado muitas lições, nas muitas conversas profundas sobre o ela passou. Ela poderia, com dor dela, ter se acomodado. Ao contrário, ela quer ajudar os outros que não tiveram os seus casos resolvidos. Ela estuda, se aprofunda e eu tenho a certeza de que ela e Gláucia estão caminhando”. 

E ao andar pelo estado, Guilherme está mapeando as vocações produtivas de cada região e planejando as ações necessárias para o pleno desenvolvimento econômico dessas áreas. “Pernambuco tem um potencial, mas falta água. E não é para irrigar, é para beber”. Além do polo têxtil no agreste, a agricultura, o turismo, em todos é necessário  melhorar a oferta hídrica. “O Senado Federal é uma coisa maior, só para você ter uma ideia, desta vez, será um candidato só ao Senado. Então eu me sinto muito honrado por ter sido convidado para ser o candidato a senador de Pernambuco. Porém, a gente tem que saber que aqui é nossa área, é o Sertão, que eu conheço, do que eu estudo, mas agora estou me aprofundando no estado como um todo”. 

Guilherme ainda reforçou a ausência de atuação do governo Paulo Câmara em problemas graves enfrentados pela população. “Nós precisamos de obras estruturadoras no estado todo. Primeiro a questão da água. Precisamos ter a pauta das estradas, isso é muito importante, os problemas estão no estado inteiro, e Raquel Lyra está ligada a isso. Nós precisamos ter a pauta da saúde. Ela tem um planejamento fantástico de colocar polos de saúde em determinadas regiões do estado para a gente poder, com certeza, chegar com a saúde mais próxima das pessoas. É necessário levar para as áreas que não tem, campus das universidades. A UPE precisa avançar em certos locais para que possa levar a educação qualificada”. 

Exaltando as qualidades e qualificações de Raquel Lyra, Guilherme Coelho assegura o compromisso com a transformação social. “Nós estamos rodando o estado, o Sertão, para levar esta mensagem de Raquel, levar a minha  mensagem como candidato a senador da república, para que nós possamos sim, fazer um governo voltado para muitos, para os mais necessitados, e dar oportunidade das pessoas melhorarem de vida. Essa é  nossa grande bandeira”, assinalou.