Capitão André Ribeiro explica atuação da Marinha na campanha “Travessia Segura” no Vale do São Francisco

0

Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização e promover a cultura de segurança de condutores e passageiros, a Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ), vem realizando no Vale do São Francisco a segunda fase da Campanha “Travessia Segura”.

A segunda fase iniciou no dia 5 de julho e segue até o próximo domingo (14). O Capitão de Corveta e Capitão dos Portos de Juazeiro, André Gonzaga Ribeiro, ressaltou que a intensificação do trabalho neste período não descarta outras ações ao longo do ano.

“É importante frisar que apesar de ser uma campanha, em momento algum nós deixamos de fazer essa fiscalização de maneira é bastante regular. Até quem faz a travessia percebe. O importante é a gente sempre reforçar a mentalidade de segurança junto a a comunidade que faz uso do transporte, como também os condutores das embarcações”, explicou Ribeiro.

De acordo com o Capitão, as infrações mais comuns econtradas durante a fiscalização envolvem documentação de embarcação irregular, habilitação de condutor aquaviário vencida, e coletes em mau estado de uso.

Ao fazer um balanço da primeira fase da Campanha ‘Travessia Segura’, Ribeiro informou que cerca de 50 embarcações foram fiscalizadas, sendo 8 notificadas. “[A conscientização] foi muito positiva, não temos registrado acidentes com embarcações de transporte de passageiros, nem de cargas aqui na região. Foram infrações como essas que eu havia falado, mas sem grandes intercorrências”.

Quanto às queixas de imprudência de condutores na beira do rio, principalmente nas ilhas do São Francisco, o Capitão explica que a equipe está sendo rigorosa nas fiscalizações e vem buscando apoio junto às administrações públicas da região, para que a situação seja resolvida até o próximo verão. “Venho trabalhando de maneira constante, incansável, junto às administrações públicas locais, para fazer o delineamento das áreas de banhistas aqui das praias, que é o zoneamento costeiro. Isso não é atribuição da Marinha do Brasil, [o ordenamento das margens] é uma atribuição das administrações locais, seja prefeitura, seja Estadual”.

Ribeiro reforçou ainda que condutores e usuários podem denunciar irregularidades, entrando em contato com a Capitania através do canal do whatsapp: (74)99976-5063, pelo telefone 3211-8800, ou através do canal de emergência 185.