Carnaval 2024 – SDS empregou mais de 4 mil agentes de Segurança no Galo da Madrugada

0

“Acorda, Recife, acorda! Levanta, o Carnaval começou, no bairro de São José”. Com muito mais policiamento nas ruas, o Galo da Madrugada chegou à sua 45ª edição com todo brilho e imponência que lhe é peculiar e arrastou foliões de todas as idades pelas ruas do centro do Recife, neste Sábado de Zé Pereira (10/02). Desde as primeiras horas da manhã, as forças de Segurança de Pernambuco estiveram a postos, assegurando uma festa mais tranquila para aproximadamente 2,5 milhões de pernambucanos e turistas que foram curtir o desfile do maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Guiness Book. A Secretaria de Defesa Social (SDS) empregou um efetivo total de 4.297 agentes no evento.

Acompanhada dos secretários de Defesa Social, Alessandro Carvalho; da secretária executiva, Dominique de Castro Oliveira; e demais secretários estaduais e deputados, a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, estiveram presentes no tradicional café da manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas, e, em seguida, cumprimentaram o efetivo responsável pela segurança do bloco.

O reforço no policiamento do Galo da Madrugada foi feito na terra e pelos ares. Dos 4.297 profissionais da SDS disponibilizados para a segurança dos foliões, 3.528 foram policiais militares, 510 bombeiros militares, 235 policiais civis, 16 policiais científicos e 8 profissionais da Corregedoria. A Polícia Militar garantiu o patrulhamento a pé, montado motorizado e de trânsito, enquanto quatro aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) sobrevoaram toda a região.

O Centro Integrado de Comando e  Controle contou com 450 câmeras monitorando de perto todo o percurso do Galo, mas também as ladeiras de Olinda. A novidade foi a utilização das bodycams em cada patrulha lançada nos 6,5 quilômetros de percurso do desfile e as câmeras de reconhecimento facial, que antes mesmo do desfile do Galo começar, às 8h10 já havia identificado, pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão, um foragido da Justiça. A tecnologia mostrou que a imagem do homem de 46 anos, era compatível com a fotografia inclusa no Banco Nacional de Mandados de Prisão e confirmada a validação do mandado uma equipe de campo realizou a captura do homem, que foi conduzido à delegacia e permanecerá à disposição da Justiça.

O corpo de Bombeiros realizou vistorias nos imóveis e nas vias por onde passa o bloco, a fim de evitar acidentes, antes e durante a preparação para o desfile. Ao longo do dia, houve interdição parcial de um camarote na avenida Sul, pois um dos pavimentos não atendia às especificações do projeto contra incêndio e pânico, e a interdição de uma edificação localizada na Avenida Rio Branco, por não ter projeto contra incêndio e pânico, nem o Atestado de Vistoria dos Bombeiros. Outro fator relevante foi ter sido classificado como risco 3 pela Defesa Civil do Recife. Além das vistorias de regularização e de fiscalização, as equipes dos bombeiros ficaram de prontidão para atendimentos de naturezas diversas, caso necessário, a exemplo de atendimento pré-hospitalar, combate à incêndio e salvamento nas modalidades terrestre e aquático (no bloco Galinha D’água).

Já a Polícia Civil ativou os plantões nas Delegacias da Rio Branco, da Boa Vista e de Afogados, bem como garantiu reforço na Central de Plantões da Capital (Ceplanc) e na Delegacia de Plantão de Boa Viagem. A corporação também instalou duas Delegacias Móveis, na Rua da Aurora e Praça do Diário. Além disso, atuou no Fórum Thomaz de Aquino e no Metrorec, junto com o Juizado do Folião.  A Ouvidoria da SDS, por sua vez, disponibilizou um ônibus para atendimento à população na rua da Aurora, que funcionou das 8h às 15h.

Fonte: Ascom SDS