Carnaval de Juazeiro reúne mais de 600 mil pessoas e registra 160 ocorrências em quatro dias de festa

0


A Prefeitura de Juazeiro e as forças de segurança pública apresentaram, nesta terça-feira (3), o balanço da Operação Carnaval 2026. A divulgação dos dados aconteceu no auditório da CIPE Caatinga – 3º BEIC e contou com a presença de representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, além do prefeito Andrei Gonçalves.


Com planejamento integrado e ações estratégicas, o Carnaval de Juazeiro 2026 entrou para a história como o maior já realizado no município, reunindo mais de 600 mil pessoas ao longo dos quatro dias de festa. Mesmo com o público recorde, os índices de criminalidade apresentaram redução e o evento foi encerrado sem registro de homicídios.


De acordo com dados das Polícias Civil e Militar, foram contabilizadas 160 ocorrências durante o período. O furto de celulares liderou os registros, com 114 casos. Segundo a tenente-coronel PM Raquel Reis, o uso do aparelho em locais de fácil acesso favoreceu a ação criminosa.


“Muitas pessoas querem registrar o momento próximo ao seu artista preferido, o que facilita a ação dos criminosos. Observamos também pessoas portando o celular em locais de fácil acesso”, explicou.


O levantamento aponta ainda 12 ocorrências por outros tipos de furto, 7 por lesão corporal, 6 por porte de arma branca, uma prisão por porte ilegal de arma de fogo, duas ocorrências por tráfico de drogas, uma tentativa de homicídio, um caso de violência doméstica, cinco registros por posse de drogas e dois cumprimentos de mandado de prisão — um deles identificado por meio do sistema de reconhecimento facial.


O coordenador da Polícia Regional de Juazeiro, delegado Flávio Martins, destacou que o planejamento antecipado foi determinante para os resultados positivos.


“O sucesso na redução desses índices se deve a um trabalho prévio de combate ao tráfico de drogas e ao monitoramento durante a festa, com policiais velados, inclusive em cima do trio elétrico. Conseguimos realizar prisões em flagrante e recuperar dois celulares, que já foram devolvidos aos proprietários”, afirmou.


O comandante de Policiamento da Região Norte, coronel PM Wildon, ressaltou a atuação integrada das instituições envolvidas.


“Foi um trabalho totalmente integrado, com todos os órgãos atuando com uma única missão: garantir a segurança da população. No último dia, tivemos mais de 200 mil pessoas nos circuitos. Foi um Carnaval sem vítima fatal, o que demonstra que estamos no caminho certo”, disse.


Além da segurança, o Carnaval de Juazeiro 2026 foi marcado pela diversidade e pelo clima de respeito. A representante do Ministério Público, promotora Joseane Mendes, destacou a presença de famílias e o ambiente harmonioso durante a festa.


“Presenciamos muitas famílias participando da folia, um carnaval de respeito às mulheres. Essa integração entre as instituições foi fundamental para o sucesso do evento”, pontuou.


Ao encerrar o encontro, o prefeito Andrei Gonçalves afirmou que o evento se consolidou como o Carnaval da Família.


“Os números mostram aumento de público e redução da criminalidade. Foi o maior Carnaval da nossa história e o mais seguro já realizado, reflexo do profissionalismo e da dedicação de todos os setores envolvidos”, concluiu.