Ô abre alas que a maior festa popular do Brasil está chegando: o Carnaval, que este ano é comemorado entre os dias 1 e 4 de março, englobando sábado, domingo, segunda e terça-feira. Um período que movimenta significativamente a economia e apresenta oportunidades únicas para o varejo.
De acordo com pesquisa realizada junto aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, os comerciantes mostram-se animados e apostam em boas vendas para este ano: estima-se um aumento médio em torno de 10% para o segmento, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os setores em destaque estão o de confecções, calçados, cosméticos, decoração, fantasias e acessórios.
A gestora comercial, Elizangela Monteiro de Carvalho, que comanda uma loja de acessórios, está otimista e espera uma movimentação maior de clientes nos próximos dias. “Esperamos um aumento médio nas vendas de 15% a mais do que no ano passado. Para isso, investimos na estética da loja, novidades, promoções e ainda vamos realizar um bazar para os foliões atrasados”, avisa Elizangela.
Segundo o presidente da CDL Petrolina, Deusemar dos Santos, o Carnaval é uma data muito importante para o comércio, pois movimenta o turismo, restaurantes, as atividades comerciais e toda a economia da cidade. “Com um bom planejamento e estratégias bem aplicadas, os lojistas podem aproveitar o Carnaval para expandir sua clientela e aumentar a lucratividade. A data festiva traz grandes oportunidades, mas exige organização e dinamismo”, diz Deusemar.
Outro dado animador, segundo Deusemar, foram as prévias carnavalescas que começaram bem antes da festa oficial, ajudando a impulsionar as vendas no comércio nesta época do ano.
Pesquisa Nacional
O Carnaval deve movimentar mais de R$ 12 bilhões em receitas no país, de acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O valor representa um aumento de 2,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a CNC, a desvalorização do real frente ao dólar e a diversidade de atrativos do país impulsionaram esse crescimento.