Carreta da Mulher leva atendimento gratuito a Lagoa Grande e distrito de Vermelhos no Sertão do São Francisco

0

A cidade de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, está recebendo nesta semana a Carreta da Mulher Pernambucana, iniciativa do Governo do Estado que leva atendimento gratuito e especializado em saúde feminina para municípios do interior. A ação faz parte do Programa Cuida PE, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pela Gerência Regional de Saúde (Geres), com o objetivo de ampliar o acesso a exames e consultas voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças.

Durante esta semana, a unidade móvel atende na sede do município até esta quarta-feira (22) e, de quinta (23) a sábado (25), estará no distrito de Vermelhos, funcionando das 8h às 17h, e no sábado até o meio-dia.

A carreta é equipada com tecnologia de ponta para realizar mamografias, ultrassonografias, biópsias, consultas ginecológicas presenciais e teleconsultas com mastologistas. A proposta é facilitar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e reduzir o tempo de espera para exames que, muitas vezes, demoram anos para serem agendados nos municípios.

Em entrevista, Ana Célia Almeida, gerente da Gerência Regional de Saúde, destacou a importância da iniciativa especialmente durante o mês de outubro, quando a campanha Outubro Rosa reforça os cuidados com a saúde da mulher.

“A Carreta da Mulher é uma ação do governo Raquel Lyra e que está voltada à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. E este mês, que a gente está trabalhando exatamente a prevenção do câncer de mama, nada mais oportuno do que falar desse trabalho, desse equipamento de saúde que sai da capital e vem para perto das pessoas para ofertar esses serviços, que são procedimentos capazes de detectar de forma precoce o câncer de mama e o câncer de colo uterino.”

“São mamografias, ultrassonografias e biópsias, tanto de colo como também de mama. Além disso, tem consultas presenciais com ginecologista e consultas com mastologista, estas por teleconsulta. É um esforço para aproximar a mulher sertaneja de um cuidado que antes só era possível na capital.”

A carreta que está em Lagoa Grande faz parte de um conjunto de quatro unidades móveis que percorrem o estado. Segundo Ana Célia, esta é a quarta carreta, responsável por atender a macrorregião do Sertão, incluindo municípios das Geres de Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde. Antes de chegar a Lagoa Grande, ela já passou por Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

Petrolina, inclusive, bateu recorde de atendimentos entre as cidades já visitadas. A gestora explica que o município ficou cinco semanas recebendo a unidade — período acima da média de uma semana por cidade — devido à alta demanda reprimida por exames.

“Petrolina foi recorde dentre as quatro carretas que existem no estado. Ela ficou cinco semanas, porque tínhamos uma fila enorme de mulheres, principalmente para fazer mamografia. A média de permanência é de uma semana, mas diante da procura e do tempo que muitas estavam esperando, a gente estendeu.”

Segundo Ana Célia, a escolha dos municípios que recebem a Carreta da Mulher é feita com base em critérios técnicos. O principal deles é o tamanho da fila de espera por exames e consultas ginecológicas.

“Os critérios são esses: os municípios que têm maior demanda reprimida são atendidos primeiro. Mas a carreta vai circular por todos os municípios do estado de Pernambuco. São 184 cidades que vão receber a visita. As carretas 1 e 2 ficam na Região Metropolitana, a 3 cobre Caruaru e Garanhuns, e a 4, que é a nossa, atende todo o Sertão.”

A gestora explica que o acesso aos atendimentos acontece de duas formas. Metade das vagas é destinada a pacientes reguladas — aquelas que já estavam inscritas oficialmente na fila do SUS —, e a outra metade é voltada à demanda espontânea, ou seja, mulheres que procuram diretamente o serviço.

“Tem 50% por regulação e os outros 50% por demanda espontânea. A mulher ouviu no rádio, ouviu a propaganda, e se está dentro dos critérios, de 49 a 59 anos, ou tem sinais de nódulo, ou algum exame que já suspeite de algo, ela pode procurar espontaneamente a carreta e agenda o seu procedimento lá mesmo.”

Os exames são processados com rapidez. A carreta é equipada com laboratório auxiliar e tecnologia digital que permite o envio de resultados por WhatsApp ou retirada na Secretaria de Saúde do município.

“O resultado sai em dois ou três dias, dependendo do exame. A mulher pode receber pelo WhatsApp ou buscar na Secretaria de Saúde. Se o resultado for positivo, ela faz a biópsia para confirmação e é encaminhada para o atendimento. Aqui na nossa região, as pacientes são acompanhadas pelo Hospital Dom Tomás. Todo o processo é monitorado por enfermeiros especializados, desde o diagnóstico até o fim do tratamento.”

Ana Célia destaca que o trabalho é realizado em parceria com as prefeituras, que ficam responsáveis pelo transporte das pacientes de localidades mais distantes.

“Esse deslocamento é de responsabilidade dos municípios. Tudo isso é combinado previamente. De onde tiver essa mulher, da localidade que for, ela vai se deslocar. Por isso a carreta vai para Vermelhos, que é o maior distrito de Lagoa Grande. O acesso é asfaltado e permite a passagem segura do equipamento, que é grande e sensível.”

A gestora confirmou que as cidades de Afrânio e Dormentes também estão em articulação para receber a carreta em breve, completando o ciclo de atendimentos da oitava Geres, que abrange o Sertão do São Francisco.

“Já está sendo discutido, mas ainda não temos uma data definida. Em breve, com Afrânio e Dormentes, vamos concluir a cobertura da oitava Geres. Todos os outros municípios já fizeram o pleito e aguardam apenas as datas.”

Desde o início do programa, os resultados impressionam. Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde, a Carreta da Mulher já realizou mais de 39 mil atendimentos em Pernambuco. Desses, 20.971 foram mamografias, 8 mil ultrassonografias e 7.888 consultas ginecológicas. Mais de 1.300 mulheres foram encaminhadas para biópsia após detecção de alterações suspeitas.

“Muitos diagnósticos já foram confirmados aqui. E a gente vê como havia um vazio assistencial para esse tipo de atendimento. A governadora Raquel Lyra tem uma visão muito voltada para a mulher. Desde a campanha, ela estudou essa necessidade e viu que as pernambucanas precisam de mais atenção. Até semana passada, foram 39.351 atendimentos, e este número já deve ter ultrapassado 40 mil. São vidas que estão sendo salvas com diagnóstico precoce.”

A gestora reforçou que o projeto pernambucano tem servido de modelo para outras regiões do país. Segundo ela, o próprio Governo Federal está desenvolvendo uma ação semelhante, inspirada na iniciativa estadual.

“É uma ação excepcional. Inclusive agora o próprio governo federal, a gente até brinca, copiou essa ideia e está com uma carreta também a nível nacional, oferecendo os mesmos serviços. Isso mostra o quanto o programa foi bem-sucedido.”