Um plantão de serviços presenciais para os eleitores será realizado pela Justiça Eleitoral, em todo o Estado, no sábado (30) e no domingo (1º de maio). O público terá a oportunidade de tirar o primeiro título de eleitor, mudar o local de votação ou regularizar pendências para votar nas eleições 2022. Nesses dois dias, as Centrais de Atendimento ao Eleitor e os cartórios eleitorais ficam abertos das 8h às 14h. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o objetivo é atender quem não conseguiu realizar esses serviços pela internet e resolveu optar pela modalidade presencial.
Ainda segundo a Justiça Eleitoral, termina na quarta-feira (4/05) o prazo para os eleitores tirarem ou regularizarem o título e ficarem aptos a votar nas eleições deste ano.
O atendimento presencial nas unidades da Justiça Eleitoral é realizado mediante agendamento no site do TRE-PE, onde é possível selecionar o local e o horário. Justiça Eleitoral conta com 10 Centrais de Atendimento ao Eleitor e 122 cartórios eleitorais no estado.
Em respeito às normas sanitárias estaduais devido à pandemia, o TRE também informou que é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação para ter acesso às Centrais de Atendimento ao Eleitor e aos cartórios.
Apesar do plantão presencial no fim de semana, todos os serviços relativos ao cadastramento eleitoral para as eleições 2022 podem ser realizados na internet ou pelo celular, através do atendimento remoto.
Documentos necessários
Ao abrir a solicitação pela internet, o eleitor precisa enviar:
- Comprovante de residência
- Documento oficial com foto
- Fotografia tipo selfie segurando o próprio documento
- Quitação do serviço militar (para os homens maiores de 18 anos)
Caso o eleitor opte pelo atendimento presencial, os originais dos documentos devem ser apresentados.
( G1/PE)