Os Cartórios no Sertão de Pernambuco agora podem realizar reconhecimento de firma online, através da nova plataforma E-Notariado. O novo procedimento, lançado no dia 18 de outubro, permite assinaturas em documentos a serem reconhecidos de forma autêntica à distância, totalmente digital.
A transferência para o meio digital vem sendo feita pelo Cartório de Notas com a intenção de facilitar processos como transferências de veículos, fiador em contrato de locação, procurações, testamentos, autorização de viagens de menores e outros.
A digitalização do processo pode ocorrer no momento do envio do documento ao cartório de notas, videoconferência com o tabelião e também assinatura eletrônica, que antes só era feita no balcão. Para saber quais cartórios disponibilizam o recurso, basta acessar o site do Colégio Notorial do Brasil.
O que é preciso para fazer o reconhecimento de firma digital?
- Ter firma aberta no cartório escolhido e um certificado notarizado.
- Escolher o Cartório de Notas, assinar o documento original e enviá-lo à unidade
- Na sequência, será marcada uma videoconferência para confirmar a identidade e capacidade civil do solicitante.
Após esse processo, o usuário deve assinar eletronicamente o termo de validação. O tabelião reconhecerá a firma autêntica no documento que, em seguida, fica disponível para a retirada e para a entrega ao destinatário.