Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), o Casamento Coletivo 2022 acontecerá na próxima quinta-feira (08), às 15h, no Espaço Multieventos da Univasf. Ao todo, cerca de 80 casais, entre héteros e homoafetivos, irão oficializar a união na solenidade.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Amélia Pedra, a iniciativa busca garantir o direito à união entre os casais. “O nosso objetivo é assegurar o direito da união entre casais em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São pessoas que já têm entre 2 e 27 anos juntas, mas só agora terão a oportunidade de oficializar a união. Para nós é uma felicidade enorme contribuir com a realização desse sonho”, conta a gestora.
Além da assessoria para encaminhar os trâmites da união, os casais inscritos para o casamento coletivo foram beneficiados com a isenção de taxas. São casais como Ivonete Dias de Paula e Josenaldo Rocha da Silva, que já vivem juntos há dois anos e tinham o desejo de oficializar a união. “Já tínhamos muita vontade, mas faltava oportunidade. Não queria só viver junto, queria viver junto, mas casados. Então, quando soubemos do casamento coletivo, corremos atrás”, disse Josenaldo.