Cassação de Júnior Gás é oficializada na Câmara Municipal de Petrolina

0

O presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Aero Cruz, cumpriu na manhã desta quinta-feira (09), a decisão proferida pelo juiz eleitoral, Élder Muniz e afastou o vereador cassado Júnior Gás, que permanecia participando das atividades parlamentares apesar da sentença assinada pelo magistrado no último dia 26 de agosto. Até então, como o Poder Legislativo não havia sido notificado oficialmente até então, Júnior continuou comparecendo às sessões normalmente.

Entretanto, na manhã de hoje a comunicação foi levada ao plenário da Casa Plínio Amorim. Apesar de não estar presente na Câmara, o vereador cassado recebeu a solidariedade dos colegas de legislatura. Aero Cruz, Ruy Wanderley, Maria Elena, Diogo Hoffmann, Rodrigo Araújo, Alex de Jesus, César Durando, Marquinhos Amorim, Manoel da Acosap, Josivaldo Barros, Samara da Visão, Wenderson Batista, Osinaldo Souza, Osório Siqueira, o líder da situação, Ronaldo Silva, e até o líder da oposição, Marquinho de N04, externaram a torcida pelo retorno de Júnior Gás, que tenta restaurar seu mandato recorrendo em 2ª instância, no Tribunal Regional Eleitoral, no Recife.

Na sentença, o juiz, Élder Muniz, aponta fraude no demonstrativo de regularidade de atos partidários, reconhecendo a utilização de candidaturas femininas fictícias, registradas apenas para cumprir a cota de gênero determinada no art. 10, § 3º, da Lei n. 9.504/97. Com isso, o juiz determinou ao presidente do Poder Legislativo Municipal, Aero Cruz, a suspensão do exercício do mandato do vereador Júnior Gás. Entretanto, quanto à posse do (a) substituto (a), a decisão apontou que será feita “após os necessários lançamentos no sistema eleitoral de votação, com apuração do novel eleito”.