O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o balanço das ações realizadas em 2019. Os números incluem capturas e apreensões de pequenos e grandes animais, exames para diagnosticar leishmaniose e atividades educativas.
Até o momento, foram realizadas 746 apreensões de animais de grande porte e 914 capturas de animais de pequeno porte. No período, 2.214 animais foram diagnosticados com leishmaniose, enquanto 1.333 vacinas antirrábicas foram administradas. Já o projeto “CCZ Móvel” foi levado a 12 localidades rurais do município e o “Aprendizes do CCZ” aconteceu em 17 escolas, alcançando 1.860 crianças. Além disso, 164 animais foram adotados e as equipes promoveram 914 orientações veterinárias.
A coordenadora do CCZ de Petrolina, Graziella Correia, explica que a maioria dos animais de grande porte – como cavalos, por exemplo – foi capturada no período da manhã. “Apesar do trabalho do CCZ, os proprietários ainda insistem em deixar seus animais nas ruas, causando transtornos e acidentes. A maioria das apreensões acontece no início do dia, pois os donos soltam os bichos durante a noite”, ressalta Graziella, destacando o trabalho da ronda noturna. “A ronda noturna deu muito certo e temos feito diversas apreensões em diferentes pontos da cidade. Todos os animais apreendidos, foram levados ao Centro de Zoonoses”, disse.
Graziella lembra que para fazer a retirada do animal, o tutor tem que pagar uma taxa no valor R$ 200,00 (mais acréscimo de diárias). “O CCZ de Petrolina tem, ao longo da gestão Miguel Coelho, incrementado suas ações no sentido de conscientizar a população sobre a importância da posse responsável e da vacinação, além de campanhas de adoção”, frisa a coordenadora.
Reincidência
Vale reforçar que, o proprietário que tiver seu animal apreendido na rua, pela segunda vez, deverá responder judicialmente. Diariamente, um caminhão da prefeitura percorre as ruas de Petrolina no horário de 7h às 12h e das 14h às 19h. O Centro de Controle de Zoonoses fica localizado na Avenida Jatobá, no bairro Pedra do Bode, Nº 01. A população pode realizar denúncias através do site da Prefeitura, do telefone 3867-4774 ou da Ouvidoria, pelo número 156. (Com informações: Ascom/ PMP)