Cemafauna promove atividades inclusivas na 18ª Primavera dos Museus com foco em acessibilidade

0

O Museu de Fauna da Caatinga oferece visitas mediadas e oficinas gratuitas para ampliar o acesso à ciência e à preservação ambiental.

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com o Museu de Fauna da Caatinga entre as 786 instituições cadastradas na 18ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileio de Museus (Ibram), com o tema ‘Museus, acessibilidade e inclusão’. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo link https://www.even3.com.br/18primaveradosmuses_mfc/.    

De 23 a 27 deste mês, o Museu de Fauna da Caatinga estará de portas abertas para continuar oferecendo uma programação diversificada que inclui visitas mediadas e oficinas gratuitas, todas com o foco na acessibilidade e inclusão. O tema proposto pelo Ibram para a 18ª Primavera dos Museus é de extrema relevância, já que destaca a importância de tornar os espaços museológicos mais acessíveis e inclusivos para todos os públicos, promovendo a diversidade e a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento.

A participação do Museu de Fauna da Caatinga do Cemafauna reforça o compromisso do Cemafauna com essas diretrizes, ao proporcionar atividades que não apenas educam, mas também sensibilizam a sociedade sobre a inclusão de pessoas com diferentes necessidades nos ambientes de aprendizagem e apreciação cultural e científica. A visita mediada, por exemplo, será conduzida de maneira a garantir que todos possam usufruir plenamente da experiência, com a utilização de recursos de acessibilidade como tradução de alguns animais para a Linguagem Brasileira de Sinais.

Além disso, as oficinas gratuitas previstas na programação ‘Libras: marca identitária de um povo’ e ‘Acessibilidade no Museu por meio do escaneamento e impressão 3D’ têm como objetivo promover o engajamento do público com a temática ambiental e a fauna local, ao mesmo tempo em que exploram práticas inclusivas que possam ser replicadas em outros contextos. Essas iniciativas evidenciam o papel do Museu de Fauna como agente de transformação social, fomentando o respeito à diversidade e a valorização do patrimônio natural da Caatinga.

Programação:
OFICINA – Libras: marca identitária de um povo
23/09/2024 – 14h às 16h Essa oficina será ministrada por Davi Figueiredo de Lima, tradutor e intérprete de LIBRAS, servidor do NAI/UNIVASF. Tem como principal objetivo apresentar a língua Brasileira de Sinais.

VISITA MEDIADA – Animais em LIBRAS: Uma visita acessível ao Museu de Fauna da Caatinga
24/09 a 26/09/2024 – 14h às 17h Essa atividade tem o objetivo de proporcionar o aprendizado aos visitantes por meio de uma visita guiada, através do acervo da fauna da Caatinga com a tradução de alguns animais para a linguagem Língua Brasileira de Sinais.

OFICINA – Acessibilidade no Museu por meio do escaneamento e impressão 3D
27/09/2024 – 14h às 16h Essa oficina retratará como a impressão de modelos 3D pode auxiliar na promoção de acessibilidade em ambientes museológicos. Local: Museu de Fauna da Caatinga – Campus de Ciências Agrárias/UNIVASF
Todas acontecerão no Museu de Fauna da Caatinga – Campus de Ciências Agrárias/UNIVASF.