Nesta segunda-feira (7), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 – Indígenas: Primeiros Resultados do Universo. O levantamento revelou que Pernambuco abriga uma significativa população indígena, alcançando a terceira posição no ranking nacional, ficando atrás apenas dos estados do Amazonas, da Bahia e do Mato Grosso do Sul.
De acordo com os dados, o estado conta com 106.634 indígenas, refletindo a diversidade e relevância cultural dessas comunidades em território pernambucano.
Entre as cidades de Pernambuco, Pesqueira se destaca como o município com maior número de indígenas, somando impressionantes 22.728 pessoas que se declararam como parte dessa etnia, dentre seus 62.722 habitantes. Essa proporção representa 36,24% da população total da cidade. Além disso, Pesqueira conquista o sexto lugar no cenário nacional, figurando entre as localidades com maior quantidade de indígenas em todo o país.
Entretanto, em termos proporcionais, o município de Carnaubeira da Penha lidera o ranking, onde impressionantes 85,84% de seus 12.239 habitantes se autodeclararam como indígenas. Esse dado coloca a cidade pernambucana em destaque como a localidade com o maior percentual de indígenas em sua população no Brasil, garantindo-lhe o oitavo lugar no ranking nacional.
Os resultados do Censo Demográfico 2022 refletem a importância de compreender a diversidade étnica e cultural presente em nosso país.
Para contar a população indígena, o IBGE considerou duas situações. Na primeira, eram consideradas indígenas as pessoas que se autodeclararam dessa forma no quesito sobre cor ou raça, que é universal. Na segunda situação, foram pré-mapeadas
localidades onde havia ocupação indígena confirmada ou potencial, para além das Terras Indígenas, e os equipamentos de coleta, munidos de GPS, abriam a pergunta de cobertura: “Você se considera indígena?”.
No estado, foram computados 42.403 domicílios particulares permanentes ocupados com ao menos um morador indígena, onde vivem 136.911 residentes. Destes, 77,71% se autodeclararam indígenas. Nesses lares vivem, em média, 3,23 pessoas. Dentro das 13 terras indígenas pernambucanas, por sua vez, há um total de 17.179 domicílios particulares permanentes ocupados, que representam 0,54% dos quase 3,2 milhões de lares do estado. Nestes lares vivem 55.579 pessoas, sendo que 61,74% se autodeclararam indígenas.