Em entrevista ao programa Nossa Voz, nesta quarta-feira (19), representantes do Governo de Pernambuco detalharam a programação que será realizada em Petrolina com foco nos direitos das pessoas com deficiência. Cerca de 130 usuários do Programa Pernambuco Conduz participam de um encontro que inclui escuta ativa, apresentação de melhorias e comemoração pelo fim da fila de espera no município.
A agenda também marca a apresentação da plataforma Tá na Mão, que permitirá atendimento remoto em Libras 24 horas por dia. A tecnologia chega junto com a reabertura do polo Petrolina da Central de Libras (CIL), que estava sem funcionar desde 2019.
Durante a entrevista, a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo, destacou que a atual gestão tem priorizado ações no interior.
“A gente tem uma governadora municipalista, né, do interior, e que busca sempre trazer esse foco de chegar onde mais se precisa. O Sertão pernambucano é prioridade no governo do Estado. Foram anunciados investimentos de 400 milhões de reais envolvendo diversas secretarias. A defesa dos direitos da pessoa com deficiência passa por toda a gestão: saúde, educação, esporte e lazer.Esse edital buscou apoiar entidades que atuam na promoção dos direitos da pessoa com deficiência. Cinquenta projetos foram selecionados e já receberam recursos.”
Ela ressaltou a forte participação das APAEs no processo e também destacou que essa é a primeira vez que Pernambuco destina R$ 6 milhões exclusivamente para instituições desse segmento.
“Aqui no Sertão, tivemos a APAE Petrolina, APAE Serra Talhada, a Associação Petrolinense de Cavalgada e outras entidades contempladas. As APAEs têm um trabalho histórico muito importante, especialmente na deficiência intelectual. Muitas dessas instituições nunca tinham recebido apoio do governo. Agora, estão ampliando atendimentos, contratando profissionais e fortalecendo suas ações.”
O encontro em Petrolina também tem o objetivo de avaliar a qualidade do serviço prestado pelo Pernambuco Conduz. O programa ampliou a frota de vans em 25%, garantindo a inclusão de pessoas que estavam fora do atendimento.
“O PE Conduz garante transporte adaptado para pessoas cadeirantes de baixa renda, tanto para atendimentos de saúde quanto para rotas de lazer. O encontro na Uninassau vai permitir verificar se o serviço está sendo prestado a contento”, ressaltou a secretária.
O presidente do CONED, José Diniz, destacou o papel do órgão no controle social das políticas públicas.
“O Coned é um órgão fiscalizador. Na hora de exigir, a gente exige, mas na hora de apoiar também estamos do lado. Como a secretária disse, nunca foi feito em Pernambuco um trabalho desse, e a gente tem que apoiar.”
Ele também reforçou a importância da plataforma Tá na Mão:
“Promete atendimento remoto de Libras 24 horas. A população surda deve sentir esse impacto imediatamente nos serviços de saúde, justiça e segurança.”
A ferramenta permitirá que servidores públicos acessem intérpretes em tempo real por videochamada.
“Muitas pessoas surdas deixam de buscar serviços por falta de acessibilidade. Com o aplicativo, basta escanear o QR Code. O intérprete aparece na hora e faz a ponte na comunicação.
José Diniz lembrou ainda que Pernambuco tem cerca de 950 mil pessoas com deficiência.
“Essas pessoas precisam de escola, trabalho, saúde, tudo. E também precisam exercer sua cidadania, inclusive votar e eleger seus representantes.””, explicou a gestão.
O superintendente Marcos Gervasio destacou que o dia inclui visitas a instituições locais e encontro com a comunidade surda.
“Vamos visitar a Associação Petrolinense de Cavalgada, a APAE Petrolina e participar do encontro com usuários do Pernambuco Conduz. À tarde, teremos o diálogo com a comunidade surda.”



