Centro Auditivo de Petrolina destaca a importância dos cuidados nos aparelhos de audição

0

Ouvir uma música, o canto da natureza, a televisão e conversar com os familiares e amigos no trabalho, são atividades rotineiras na vida de qualquer pessoa. Mas isso é diferente para aquelas pessoas têm deficiência auditiva e precisam do uso de um aparelho. Em Petrolina, a Secretaria de Saúde entregou, somente de março a junho deste ano, mais de 430 dispositivos auditivos. No entanto, estes aparelhos necessitam de cuidados no seu uso para que funcionem corretamente.

Segundo a coordenadora do Centro Auditivo Municipal, Luciana Queiroz, para que o paciente tenha uma melhor adaptação ao uso do equipamento, evitando incômodos, é necessário seguir as orientações do fonoaudiólogo e do fabricante do equipamento. “Zumbidos e sons diversos no ouvido, dores de cabeça, no ouvido e na orelha, são as reclamações mais comuns dos pacientes quando começar a usar o aparelho. É compreensível o incômodo, não deixa de ser algo novo e existe um período para que as pessoas se adaptem, sem falar que é um dispositivo eletrônico de uso pessoal e que também precisam de alguns cuidados para que não seja danificado”, destaca Luciana Queiroz.

Entre as recomendações, segundo o fonoaudiólogo Leonardo Mello, além da manutenção periódica no período de 4 a 5 meses, estão aqueles que são feitos diariamente e inclusive ligados ao comportamento dos pacientes. “Tirar os aparelhos para dormir e tomar banho, não molhar, não deixar cair, manter o molde limpo e com orifício desobstruído de cera, guardar os aparelhos sempre na caixa com as pilhas fora do compartimento, ao lavar os cabelos deixar secar para a colocação dos aparelhos são atividades diárias e precisam ser seguidas. Mas não se deve esquecer que o aparelho marcado de vermelho é o da orelha direita e o azul é o da orelha esquerda, isso também atrapalha muito a adaptação. Uma outra recomendação é quanto ao uso da pilha do dispositivo que dura de 10 a 15 dias, e que após esse período é necessário realizar a troca das pilhas”, enfatiza Leonardo Mello.

Aos pacientes que possuem o aparelho auditivo, mas estão tendo alguma dificuldade de adaptação no seu uso, a orientação é que procurem o Centro Auditivo Municipal, localizado na Rua Tobias Barreto – Centro, para que recebam todas as orientações necessárias. O atendimento é gratuito. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3866-1683. (Ascom PMP)