Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o 72° Batalhão de Infantaria firmaram uma parceria com o objetivo de capturar e castrar cães e gatos que circulam pelo entorno do batalhão. Uma equipe da unidade, formada por veterinários e demais responsáveis técnicos, ficará responsável pela captura dos animais e por levar os bichos até o centro cirúrgico do CCZ. A médica veterinária do exército ajudará na castração junto aos veterinários do Centro de Zoonoses. A equipe prevê que sejam feitos cerca de 20 procedimentos.
As castrações de gatos e cachorros na cidade ocorrem desde junho de 2021, onde o principal objetivo é evitar a reprodução desordenada desses bichos, bem como a transmissão de zoonoses, muitas são letais ao ser humano. O Centro de Zoonoses já castrou aproximadamente 500 animais na cidade de Petrolina. O Castramóvel, veículo equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória, tem sido um importante equipamento para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pela equipe de profissionais da unidade municipal.
Para o coordenador do CCZ, Kahel Neves, além da castração, os animais serão vacinados. “Nosso objetivo é fazer esse controle populacional, bem como evitar acidentes rábicos, uma vez que, ao submetermos esses animais a cirurgia os acompanhamos na recuperação no CCZ. Através desta parceria com o batalhão do exército poderemos atender uma população de animais que não conseguíamos captura, incluindo aqui os gatos, a partir desta ação, objetivamos a contenção de reprodução. Esperamos que os bichos sejam adotados, isso é de suma importância para diminuirmos a quantidade de animais nas ruas de Petrolina”, destacou.