A Prefeitura de Petrolina realizou uma operação que resultou na apreensão de 25 animais de grande porte, entre cavalos e vacas, que circulavam em áreas urbanas e rurais do município. A ação, foi coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses e faz parte das atividades do programa Petrolina + Limpa, que tem como foco a melhoria da limpeza urbana, segurança pública e prevenção de riscos sanitários.
Durante a operação, os agentes percorreram diferentes bairros e estradas vicinais com o objetivo de retirar das vias públicas animais que representam perigo ao trânsito e à saúde da população. A circulação livre de cavalos e outros animais de grande porte nas vias urbanas representa um risco significativo aos pedestres, ciclistas e motoristas, além de contribuir para sujeiras, riscos à higiene e à transmissão de doenças como leptospirose e febre aftosa.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) fiscalizam locais com criação urbana de animais e orientam os responsáveis sobre a exigência de manter os animais em currais. A ação de retirada dos animais das vias públicas representa diretamente a promoção de um ambiente urbano mais limpo, organizado e seguro, alinhando-se aos objetivos de saneamento e limpeza urbana do programa.
Além das Operações, a Prefeitura também realiza um trabalho educativo com a população. Criadores são orientados sobre a proibição da criação de animais de grande porte em áreas urbanas, em caso de reincidência podem ser multados. As penalidades variam entre R$ 200 e R$ 600, conforme a gravidade da infração. O programa Petrolina + Limpa, acontece através de um trabalho integrado envolvendo as Secretarias de Serviços Públicos e Defesa Civil, Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Guarda Civil Municipal. *A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população.
________
Texto: Assessora de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses