As fortes chuvas que têm atingido Petrolina nos últimos meses têm gerado transtornos para a população. Alagamentos em diversos bairros, como Dom Avelar, Jardim Petrópolis e São Gonçalo, têm sido frequentes, causando danos materiais e colocando em risco a segurança dos moradores.
Em entrevista ao programa Nossa Voz, da rádio Grande Rio FM, os secretários Alisson Oliveira e Fred Machado, falaram sobre as medidas das pastas para mininizar os impactos das chuvas. Segundo o secretário de Infraestrutura de Petrolina, Fred Machado, este é um dos maiores ciclos de chuva dos últimos 20 anos, superado apenas por 2004.
“A gente conseguiu bater a média anual já nesses primeiros dois meses deste ano. Então, essa chuva realmente quando cai na zona urbana causa muito transtorno”.
De acordo com o secretário, uma das medidas é a intensificação da limpeza de canais e bueiros. “Assim, de Janeiro a Janeiro, a gente tem feito essa operação drenagem implementada no município, como limpeza de canais sobre bueiros”, destacou Fred.
Também, comentou que a pasta está finalizando a licitação para a pavimentação e drenagem de 94 ruas em 15 bairros.
“A gente já está finalizando o processo licitatório desse Lote 2 que vai abranger essas áreas, o investimento será de 31 milhões e com isso resolver grande parte da drenagem do Dom Avelar e vamos avançar nessas obras para contemplar outros bairros, como o Jardim Petrópolis, que estamos fazendo ações lá ”, disse Machado.
Fred Machado destacou que a prefeitura está elaborando o Plano Diretor de Drenagem, que vai mapear as necessidades da cidade e nortear os investimentos futuros. “Vamos fazer um projeto de lei que é plano diretor de macrodrenagem em nossa cidade. Com esses estudos ao longo tempo, a gente já conseguiu dar início a várias obras de drenagem importantes, um investimento de mais de R$17 milhões. Já começamos ali no Bairro Jatobá, Novo Horizonte, já estamos fazendo obra de drenagem e também de pavimentação”.
Para viabilizar as obras de grande porte, a Prefeitura está buscando recursos junto ao governo federal. Segundo o secretário de Infraestrutura, o prefeito Simão Durando já está em contato com a bancada federal para garantir o apoio necessário. “A gente precisa de um apoio do governo federal. O prefeito já solicitou, a gente conseguindo esse recurso vamos implementar. Não vamos resolver o problema todo de drenagem na nossa cidade, mas a gente vai dar um pontapé muito grande que já demos através desse Plano”, pontuou.
O secretário executivo de Serviços Públicos de Petrolina, Alisson Oliveira, fez um apelo à população para que colabore na manutenção da cidade limpa, principalmente durante o período chuvoso.
“É importante pedir para a população não jogar lixo na rua. Principalmente nesse período agora de muita precipitação de chuva, isso pode causar entupimentos e alagamentos”, disse Oliveira.
Ele destacou que as obras de drenagem realizadas pela Prefeitura têm ajudado a evitar transtornos, mas que a participação da comunidade é fundamental.
“As obras de drenagem que estamos realizando são fundamentais, mas se a população não colaborar, os problemas continuarão acontecendo.”
O secretário também anunciou investimentos em pavimentação e drenagem para o Vale do Grande Rio. “A gente precisa chegar com mais investimento e pavimentações no Vale Grande Rio, mas estamos fechando a licitação de mais 94 ruas em 15 bairros da cidade. E não para por aí, temos um programa de mais de 1.400 obras em andamento em Petrolina.”
Oliveira ainda destacou que o prefeito Simão Durando destinou R$3 milhões para a elaboração de projetos de infraestrutura para o Vale do Grande Rio. “Quando esses projetos estiverem prontos, vamos buscar mais recursos para dar continuidade às obras”, disse.