Os interessados em compor a turma 2025 do Núcleo Biruta de Teatro (Petrolina/PE) podem se inscrever de 5 a 10 de abril
Começam no próximo sábado (05) as inscrições para as aulas gratuitas de teatro oferecidas pelo Núcleo Biruta de Teatro (NBT). Os interessados podem se inscrever até 10 de abril, por meio do link: https://forms.gle/PoWNyxypnPqBpC4R9. As atividades contam com acessibilidade para pessoas surdas e serão realizadas até setembro de 2025, no CEU das Águas, em Petrolina (PE), com incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral (2022/2023), e com o apoio da Prefeitura de Petrolina.
Criado há mais de dez anos pela Cia Biruta de Teatro, o NBT é um grupo de experimentação cênica que possibilita a aprendizagem teatral em um diálogo permanente com a ideia de comunidade. “O Núcleo é um espaço de troca de conhecimento sobre o fazer teatral. Por meio de oficinas, estudos, leituras e montagens de espetáculos, conectamos a prática artística às vivências e identidades dos jovens que recebemos”, destaca Cristiane Crispim, uma das oficineiras do curso.
Podem participar do projeto, jovens e adultos, a partir de 14 anos, residentes na Zona Oeste de Petrolina. Os candidatos inscritos passarão por uma seleção e o resultado será divulgado no dia 20 de abril nas redes sociais da Cia Biruta. A expectativa do grupo é que sejam oferecidas 20 vagas para a temporada 2025. Mais informações através do e-mail: birutaciadeteatro@gmail.com.
Teatro acessível
Pelo terceiro ano consecutivo, a Cia Biruta abre as aulas de teatro do NBT para as pessoas surdas. Como já aconteceu em 2023 e 2024, o curso vai contar com interpretação em Libras e algumas intervenções para promover a acessibilidade das discussões e exercícios realizados durante as aulas.
Núcleo Biruta de Teatro
Desenvolvido há mais de dez anos pela Cia Biruta, o projeto vem facilitando o acesso e o contato mais próximo da periferia com o trabalho artístico teatral. Ao longo dessa trajetória foi possível montar espetáculos como ‘A Insurreição do Amor’ (2015), ‘Ponto Poético’ (2016), o premiado ‘Processo Medusa’ (2017), ‘Corpo Fechado’ (2019) e o experimento cênico digital ‘Registro da Humanidade’ (2021), além de inúmeras performances e cenas curtas.
O projeto tem coordenação geral de Camila Rodrigues, produção executiva de Letícia Rodrigues e produção de Amanda Martins. As atividades serão conduzidas pelos oficineiros Antonio Veronaldo e Cristiane Crispim, e as intérpretes de Libras serão Rita Silva e Maria Soares.
Serviço:
Inscrições: 5 a 10 de abril
Período de curso: 26 de abril a 20 de setembro de 2025
Local de realização: Cineteatro Massangano – Estação da Cidadania (bairro Rio Corrente, Petrolina-PE)
Fonte: Assessoria Cia Biruta