Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, na próxima sexta-feira (1°), que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), alerta para o aumento de denúncias recebidas pelo programa, que já supera o mesmo período de 2020. De acordo com o programa, de janeiro a 30/09, deste ano, o Centro recebeu 1.015 denúncias, ao comparar com o mesmo período do ano passado, que teve 444, houve um aumento de 128.60%. Já as violações mais identificadas foram: negligência, violência financeira, verbal, psicológica e abandono.
Por isso, diante de dados alarmantes e a fim de garantir cidadania à população idosa, que o CIAPPI promoverá na próxima sexta, a partir das 9h30, um dia de promoção à cidadania para 54 pessoas idosas residentes da Instituição de Longa Permanência para Idosos (as) Edusa Pereira, localizado na Rua Jerônimo Vilela, 515, Campo Grande. Na ocasião, serão realizados atendimentos para a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e registros tardios, através do programa Balcão de Direitos. A ação irá acontecer seguindo todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, propostas pelo Governo de Pernambuco.
“Essa data é importante e vem para que possamos reforçar nossa atenção a este público. Ao indicativo de qualquer tipo de violência, denuncie”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato com o CIAPPI pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 14h (horário especial durante a pandemia) ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.