Além de diversão e tradição, o Ciclo Junino 2024 promete movimentar Petrolina com geração de emprego e renda, aquecendo a economia e incentivando o turismo. Com festejos em várias partes da cidade, se estendendo até o final do mês de junho, a expectativa para o período é que sejam gerados cerca de R$ 300 milhões em receita para o município. Isso quer dizer que o investimento da Prefeitura Municipal retorna para a cidade numa quantia 30 vezes maior.
Além disso, são ofertados, nesse período, mais de 16 mil empregos diretos e indiretos. Essa é a época que diversas cadeias produtivas, especialmente nos setores de cultura, comércio, serviços, restaurantes e turismo, têm pico de vendas. O que chama atenção também é a ocupação de hotéis e pousadas que chegam a 100%. Por conta disso, muitas famílias aproveitam para garantir renda extra com aluguel de residências inteiras ou de cômodos para turistas. Outro serviço muito procurado durante os festejos juninos é o aluguel de veículos, que já antes do início das comemorações de 2024 apresenta resultados positivos.
No aeroporto Senador Nilo Coelho, administrado pela CCR Aeroportos, que também serve de porta de entrada para os turistas, a movimentação em 2023 teve um aumento de 25% em comparação ao ano anterior. Uma média de 42.700 visitantes desembarcaram durante o São João na capital do Sertão do São Francisco.
A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) é que 800 mil pessoas, entre turistas e moradores, curtam os as comemorações até o final de junho. Serão mais de dois meses de festas com mais de 100 atrações locais, regionais e nacionais. A partir desta sexta-feira (19), inicia a XI ExpoRajada, que abrirá o calendário do Ciclo Junino.