Ciclos de Oficinas para Cinema traz artistas renomados à Petrolina

0

Estão abertas as inscrições para oficinas de interpretação para cinema que serão realizadas em Petrolina entre 26 de setembro e 03 de outubro. Os encontros irão ocorrer no espaço Céu das Águas, espaço cultural localizado no bairro Rio Corrente e as atividades serão ministradas por Márcio Fecher e Leonardo Lacca, renomados artistas brasileiros. Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas para pessoas com idade acima de 14 anos.

A inscrição gratuita pode ser feita por meio de formulário online até o dia 22 de setembro. Vale ressaltar que um percentual de 60 por cento das vagas é destinado a pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, transexuais e/ou outros artistas costumeiramente à margem das formações artísticas. Haverá  transporte para pessoas com deficiência e seus acompanhantes, intérprete de libras para alunos surdos ou ensurdecidos e vale transporte para pessoas de baixa renda. Outras necessidades que surgirem de acordo com os artistas inscritos e selecionados também serão atendidas.

Esta é mais uma iniciativa do Coletivo Ônibus, grupo cultural atuante em Petrolina e região. IX COC – Ciclos de Oficinas para Cinema tem como objetivo capacitar artistas da cidade/região para atuarem nas produções audiovisuais, área em ascensão no Brasil. O nome é uma homenagem bem-humorada a Alfred Hitchcock (1899-1980), um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, e a iniciativa visa proporcionar aos artistas de Petrolina acesso a diversos cursos voltados à produção cinematográfica. A realização deste projeto é possível graças ao incentivo da Lei Paulo Gustavo – LPG no estado de Pernambuco.

Mini biografia dos oficineiros:
LEONARDO LACCA é Diretor, roteirista e preparador de elenco pernambucano. Dirigiu os longas “Permanência” (2014) e “Seu Cavalcanti” (2024). Foi diretor assistente de “Bacurau” e fez a preparação de elenco em filmes como “Aquarius” (2016), “O Som ao redor” (2012), “Paterno” (2022), “A Salamandra” (2021), “Dormir de Olhos abertos” (2024) e atualmente trabalha em “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho. Prepara-se para lançar em 2025 “Delegado”, sua primeira série policial de ficção, para o Canal Brasil.

MÁRCIO FECHER é Ator, Diretor, Comunicador, Empresário da Cultura, Preparador de Elenco. Dirigiu o curta-metragem “Arrudeia” (2020). Atuou em diversas produções de TV, Stream e Cinema, como “Paterno” (2022), “Acqua Movie” (2019), “Bacurau” (Cinemascópio e Globo Filmes 2019), “Velho Chico” (Globo 2016), “Justiça” (Globo 2016), entre outras. No Teatro, “Meu Nome é Enéas – O Último Pronunciamento” (2017), “h(EU)stória – O Tempo em Transe” (2014), “O Menino da Gaiola” (2013), entre outros. Ministra atualmente o Curso de Interpretação para Cinema E TV “A Descoberta das Emoções”.