O cientista político norte-americano e pesquisador da Universidade de Oxford, na Inglaterra, Anthony Calacino, é uma das presenças confirmadas do International Coop Semiárido (ICS), que vai acontecer entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, em Juazeiro-BA e Petrolina -PE. Focado no meio ambiente e nas mudanças climáticas, o cientista que é membro ativo da Rede Global de Ciências Climáticas e
Sociais, vai apresentar no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Juazeiro, a palestra ‘Hidro em Crise: Mudanças Climáticas, Democracia e Hidroeletricidade’.
Fruto de um projeto financiado pelo Institute on Global Conflict and Cooperation da Universidade de Califórnia, San Diego, a palestra de Anthony Calacino, apresenta os resultados de uma pesquisa que combina métodos computacionais com trabalho de campo, aprofundada em países como Brasil, Colômbia, Nepal e Laos.
Calacino, que é Ph.D em Governo pela Universidade do Texas em Austin (EUA), investiga como a dinâmica eleitoral, as políticas públicas e as preferências dos eleitores moldam a qualidade ambiental e influenciam os esforços para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. O estudo revela ainda um cenário complexo: os governos estão aprovando leis de energia renovável, mas frequentemente falhando em implementar mudanças significativas, chegando até a arriscar a dependência de combustíveis fósseis durante secas cada vez mais frequentes. Com este projeto, Calacino, que já conquistou vários prêmios Fulbright e Boren, foi reconhecido novamente com uma bolsa de estudos Fulbright dos EUA e um Prêmio Boren.
“O caminho promissor para o futuro reside nos atores locais, inclusive cooperativas. Ao se organizarem e aplicarem pressão estratégica, esses grupos comunitários podem transformar a política energética de retórica em realidade, particularmente em regiões vulneráveis como o Nordeste semiárido do Brasil”, concluiu.
Parte das comemorações do Ano internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a programação do International Coop Semiárido (ICS), vai contar com palestras, seminários, dinâmicas paralelas (workshops) e painéis de
discussão. Durante três dias, serão discutidos ainda, temas, a exemplo de tecnologia e inovação para o crescimento sustentável, educação, desenvolvimento econômico e social do Semiárido Brasileiro. Realizado pela WEX com apoio das instituições do Sistema OCB, em Pernambuco e Bahia, o evento vai reunir especialistas em recursos hídricos, agricultura, energia renovável e desenvolvimento sustentável de vários países; pesquisadores, investidores e representantes governamentais. Também já confirmaram presença, lideranças do setor cooperativo nacional e internacional, que vão trazer contribuições ao desenvolvimento e geração de oportunidades para o Semiárido Brasileiro. Site para Inscrições e mais informações: Www.ics.coop.
Fonte: Agência Brasil